"Grande parte da imprensa só foca no brilho do setor", diz jornalista especializada nos impactos climáticos da indústria da moda

Redação Portal IMPRENSA | 05/06/2024 15:12
Em parceria com a Saïd Busines School, da Universidade Oxford, o Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo realizou hoje, em Londres, um seminário sobre a cobertura da indústria da moda. A estrela do evento foi a jornalista Sarah Kent, fundadora do veículo The Business of Fashion. 

Especializada em reportagens investigativas sobre os impactos no clima e ambientais da indústria da moda, Sarah criticou o tom acrítico que, em sua visão, a maioria dos veículos de imprensa adota em sua cobertura do tema. 

“O Business of Fashion é um dos poucos veículos onde é possível ter acesso a uma cobertura real dos negócios da indústria da moda. Infelizmente, grande parte das reportagens sobre o setor está focada no brilho da indústria”, criticou.
Crédito: Reprodução
Home do portal The Business of fashion: cobertura crítica da indústria da moda
Ainda segundo Sarah, o uso e o impacto de produtos químicos pela indústria de moda não recebem tanta atenção quanto deveriam. "Em parte porque é realmente difícil de entender e há muito debate sobre quais são os impactos desses produtos químicos (...). Vemos pessoas querendo entender mais sobre a maneira como compram e seu impacto no clima. O problema é como escrever essas histórias para o consumidor. Torná-las envolventes é um verdadeiro desafio", ponderou.

Consumo consciente

A jornalista também destacou que as reportagens sobre o setor precisam despertar no públiclo princípios de consumo consciente. “Um passo fácil para consumir de forma mais responsável é pensar na maneira como você consome. Não se trata somente de preço. É preciso fazer com que as pessoas pensem se realmente precisam daquela peça ou acessório. Se vão usá-los por muito tempo."

Sarah também refletiu sobre os reflexos das mudanças climáticas nas vendas do setor. "A moda tem a ver com as estações do ano. E elas estão cada vez mais curtas. Portanto, a indústria da moda não está realmente se adaptando às tendências climáticas de longo prazo. Mas essas tendências já estão impactando seus negócios."

Por fim, a especialista abordou os impactos da inteligência artificial (IA) no setor. “Existem áreas onde as pessoas estão entusiasmadas em termos de IA e moda. Mas eu diria que nessa indústria vemos as mesmas preocupações que afligem outros setores produtivos, como perda de empregos e do valor da criatividade."