Parceria entre Grupo EQM e Movimento Econômico promete fortalecer cobertura de negócios no NE

Redação Portal IMPRENSA | 01/04/2024 15:25
Surgido em 2019 como uma coluna na rádio e no site da CBN Recife assinada pela jornalista Patrícia Raposo, o veículo digital Movimento Econômico (ME), que hoje tem uma parceria com o site da Folha de Pernambuco e também oferece conteúdo para rádios de outras cidades do nordeste - como Rádio Cidade, de Caruaru, CBN Maceió e Rádio Folha -, anunciou uma joint venture com o Grupo EQM, que é conhecido por sua atuação no setor sucroenergético e detém usinas em Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

“Estou investindo no ME porque falta um jornalismo econômico diferenciado no nordeste. O êxito deste projeto interessa a qualquer um de nós da área empresarial. É um jornalismo qualificado, que acrescenta muito à região ”, disse Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, no evento de anúncio da parceria.

Por sua vez, Patrícia Raposo ressaltou que, com a joint venture, o ME vai ganhar capilaridade e evoluir para um portal com presença em todos os estados do nordeste. “Temos dado luz ao que vem acontecendo na economia dos estados nordestinos e mostrado como tudo se conecta e se articula no âmbito do desenvolvimento regional.”
Crédito: Gabrel Galvão-reprodução ME
Eduardo de Queiroz Monteiro e Patrícia Raposo: foco no jornalismo econômico regional
Entre as pautas de economia e negócios priorizadas pelo veículo, destaque para a transição energética e os investimentos em combustíveis ambientalmente amigáveis, como hidrogênio verde, e-metanol e SAF, sigla que designa o combustível de aviação verde.

Ampliação da equipe 

“Quando o SAF se firmar no mercado de combustível, haverá uma demanda que será quatro vezes a atual produção de etanol no mundo. E aí o nordeste tem uma posição privilegiada”, vislumbra Eduardo.

Antes de fundar o ME, que desde o início conta com a jornalista Vanessa Siqueira em Alagoas, Patrícia foi editora do Jornal do Commercio, da Gazeta Mercantil e da Folha de Pernambuco.

Com a joint venture, novos nomes passam a compor a equipe. No Recife, o jornalista Paulo Goethe assume o cargo de editor do site. Já a cobertura política foi reforçada com a chegada de Márcio Didier. Os jornalistas Luiz Filipe Freire, Angela Fernanda Belfort e Fernando Ítalo também passaram a colaborar com o veículo.