Núcleo usa IA para resumir suas reportagens e otimizar tempo de leitura dos usuários

Redação Portal IMPRENSA | 28/03/2024 18:27
Plataforma jornalística que produz, a partir de dados, reportagens e investigações sobre governos, poder público, redes sociais, tecnologia e inteligência artificial, o Núcleo Jornalismo lançou uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) para resumir suas reportagens e otimizar o tempo de leitura dos usuários.

Batizada de Nuclito Resume, a novidade, concebida por Sérgio Spagnuolo, diretor-executivo do Núcleo, usa código aberto e foi desenvolvidq com apoio do ICFJ (International Center for Journalists).
Crédito: Reprodução
“Comecei a pedir pro ChatGPT resumir várias notas e achei bom o resultado. Então tive a ideia de criar esse produto para disponibilizá-lo também para nossos leitores e leitoras."

A ferramenta segue a política de não criar conteúdo original, apenas resumos de conteúdos, trabalho supervisionado diariamente pela equipe envolvida no projeto.

“A gente confia muito no conteúdo que publicamos. Em nossos testes, a chance de sair algo errado foi muito baixa", assinala Sérgio, elencando, dentre os problemas monitorados, erros de construção de sentenças. "Mas, até agora, não identificamos nenhum erro de informação.”

A página do Nuclito Resume permite que os leitores cliquem nos links das matérias originais e em breve estará visível na homepage do Núcleo e em espaços de sugestões de leitura.