Fundação Grupo Boticário oferece bolsas de R$ 10 mil para reportagens sobre esportes aquáticos e preservação oceânica

Redação Portal IMPRENSA | 12/03/2024 12:43
Estão abertas até 14 de abril as inscrições para a 4ª edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental, que é aberto a jornalistas de todo o país e foi lançado ontem pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Unesco. 

Pegando como gancho a Olimpíada e a Paralimpíada de Paris, nesta edição os projetos de reportagem inscritos devem se basear na relação entre a conservação do oceano e esportes aquáticos, náuticos ou praticados em regiões costeiras. Serão selecionados até cinco projetos jornalísticos, que receberão bolsas de R$ 10 mil cada. 
Crédito: Reprodução Fundação Boticário
Reportagens deverão ser publicadas até 29 de novembro em veículos indicados no formulário do edital
A ideia é estimular a produção de reportagens que estimulem a conservação do oceano. Cada jornalista pode inscrever até duas ideias de reportagens, que deverão ser publicadas em veículos impressos, televisivisos, de rádio ou internet.

Década do Oceano

Gerente sênior de engajamento, comunicação e relações institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues ressalta que a ideia é aprofundar a conexão entre esportes e a saúde do oceano. "Além disso, queremos promover uma reflexão acerca de ações concretas para a conservação deste ambiente tão importante para a vida na Terra." 

Podem se inscrever profissionais formados ou que comprovem exercer a função jornalística regularmente há pelo menos dois anos.  As inscrições poderão ser individuais ou em dupla e as reportagens deverão ser publicadas em veículos de comunicação indicados no formulário de inscrição. 

O Edital Conexão Oceano está alinhado com a Década do Oceano (2021-2030), iniciativa da ONU que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do oceano.