Curso online gratuito do Knight Center explora acessibilidade digital de produtos jornalísticos

Redação Portal IMPRENSA | 01/03/2024 14:08
Vinculado à Universidade do Texas, nos EUA, o Centro Knight para Jornalismo das Américas oferece a partir de 4 março, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) da Universidade Federal da Bahia, um novo curso gratuito online em português.

Batizado de Como jornalistas podem garantir acessibilidade aos seus produtos, o programa é voltado a profissionais e estudantes de comunicação com foco em comunicação corporativa, marketing, branding e publicidade.
Crédito: Reprodução
Com duração de 4 semanas e igual número de módulos, o curso será dado por Carla Beraldo, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) e especialista em comunicação jornalística pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), Carla é especialista em  produção de conteúdo jornalístico e acessibilidade em redes digitais.

O curso, ela diz, aborda princípios, leis e normas de acessibilidade digital, incluindo as diretrizes do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines 2.2). Trata-se de um conjunto de normas internacionalmente reconhecidas para tornar o conteúdo web mais acessível e inclusivo. Na mesma linha, também será abordado o Protocolo Reverta de Acessibilidade.

O curso também abarca ferramentas de medição de impacto de mecanismos de busca SEO.