Lançada no ano passado, a plataforma Diário do Clima, que oferece a jornalistas informações sobre atos governamentais na área de meio ambiente publicados em diários oficiais, ampliou o monitoramento em munícipios da região do Matobipa, que abarca quatro estados do Brasil (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A novidade é resultado de solicitação da Eco Nordeste, organização jornalística que ajudou a fundar o Diário do Clima. A ideia é acompanhar o desmatamento e os conflitos socioambientais da região, considerada a maior fronteira agrícola em expansão no país.
Crédito: Reprodução
Plataforma Diário do Clima foi lançada em agosto de 2023
Com 73 milhões de hectares e três biomas (cerrado, floresta amazônica e caatinga), o Matopiba possui ao todo 337 municípios e tem protagonizado forte avanço de plantações de soja, milho e algodão.
Conteúdo jornalístico
Concentrando a maior produção de grãos da região, 13 municípios foram incluídos no monitoramento da Diário do Clima: Correntina, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério (Bahia); Balsas e Tasso Fragoso (Maranhão); Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí (Piauí); e Campos Lindos (Tocantins).
Editora-chefe da Eco Nordeste, Maristela Crispim diz que a ampliação do monitoramento beneficiará a produção de conteúdo jornalístico.
“Os atos publicados nos diários oficiais dos municípios são elaborados pelas equipes dos prefeitos e dos vereadores. Acompanhar o que os políticos eleitos estão fazendo pelo meio ambiente, pelas comunidades e pela estabilização da crise climática fica mais fácil com o auxílio de uma plataforma como a Diário do Clima."
Além da Eco Nordeste, a Diário do Clima foi construída pelas organizações ((o))eco, Agência Envolverde, InfoAmazonia, Open Knowledge Brasil (OKBR) e Projeto #Colabora.