Referência do jornalismo esportivo dos EUA, Sports Illustrated tem futuro incerto

Redação Portal IMPRENSA | 23/01/2024 10:30
Contando com cerca de 100 jornalistas, quase 70 anos de história e a fama de ser uma das principais referências da imprensa esportiva dos EUA, a revista Sports Illustrated está vivendo um novo capítulo de uma crise financeira que já havia reduzido sua equipe e transformado a periodicidade do título, antes semanal, em mensal. 

No último dia 19, houve novas demissões em massa de repórteres e editores. A medida foi tomada após o Arena Group, que publica a Sports Illustrated, ter sua licença para operar a publicação revogada.

Embora o futuro do veículo seja visto como incerto, Jay Frankl, novo executivo do Arena Group, disse aos membros remanescentes da equipe que planeja continuar a publicar a revista e o site. Mas ainda não se sabe se o Authentic Brands Group, proprietário da revista, fará um novo acordo com o Arena Group ou encontrará uma nova empresa para operá-la.
Crédito: Reprodução
Capa da Sports Illustrated de dezembro de 1984 destaca ascensão do astro do basquete Michael Jordan
O fato é que a publicação dificilmente vai recuperar o status do passado, quando chegou a ter mais de 3 milhões de assinantes, era leitura semanal obrigatória dos fãs de esportes e uma espécie de mina de ouro para a Time Inc.

Má administração

Além de ter enfrentado problemas na transição digital, especialistas de mídia dos EUA avaliam que a Sports Illustrated foi prejudicada por má administração. O problema teria começado em 2017, quando a empresa de mídia Meredith comprou a Time Inc. por US$ 3 bilhões. Dois anos depois, a Sports Illustrated foi vendida para o Authentic Brands Group, especializado em licenciamento de marcas, por US$ 110 milhões. A ideia não seria administrar a revista. E sim adquirir sua propriedade intelectual.

Assim, o Arena Group fechou um acordo de 10 anos com o Authentic Brands Group para operar e publicar a Sports Illustrated. O negócio teria marcado o início do declínio do periódico. A maioria dos fotógrafos da equipe foi dispensada ao longo de várias rodadas de demissões. Boa parte das matérias passou a ser escrita por freelancers mal remunerados.

Mesmo assim, o público digital da publicação tem crescido. Em dezembro, o site da Sports Illustrated teria atraído atraído mais de 50 milhões de visitantes. A despeito dos números positivos, a receita de publicidade vem diminuindo, assim como o número de assinantes.