Começou esta semana, em Salvador, Bahia, a 22ª edição do Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI).
Realizado com apoio da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), o evento contou com cerca de 250 participantes, que tiveram acesso a quatro mini cursos: Assessoria de Imprensa Digital (Yuri Almeida ), Produção de Podcast voltado a Assessoria (Lúcio Filho), Gestão de Negócios para Jornalistas (Suely Temporal) e Aplicabilidades da Inteligência Artificial (Gabriela de Paula).
Na cerimônia de abertura, Samira de Castro, presidente da Fenja, destacou que quase 45% dos jornalistas brasileiros atuam com assessoria de imprensa e que a categoria deve ser reconhecida como produtora de jornalismo e geradora de notícias.
Crédito: Reprodução Fenaj
Samira de Castro, presidente da Fenaj, fala na abertura da 22ª edição do ENJAI
“Precisamos reafirmar esse campo como um segmento de atuação de jornalista. Assessor de imprensa é jornalista. Não é relações públicas, não é publicidade. É o jornalismo que sustenta as assessorias de imprensa."
Samira também destacou as principais pautas de atuação da Fenaj, incluindo a aprovação da PEC do Diploma, a atualização da regulamentação profissional, a taxação das plataformas digitais, a criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo e a regulação das plataformas e da radiodifusão.
A abertura do evento também contou com a participação do professor Boanerges Lopes, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); de André Curvello, secretário de Comunicação do Estado da Bahia; Renata Vidal, secretária de Comunicação de Salvador; Ernesto Marques, presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI); e Moacy Neves, presidente do Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas da Bahia).