Exposição inaugurada em SP aborda história e avanços tecnológicos do rádio no Brasil

Redação Portal IMPRENSA | 21/06/2023 14:47
Foi aberta hoje para o público a exposição “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu”. Sobre a história e o avanço tecnológico desse meio de comunicação no Brasil, a mostra é realizada na capital paulista e vai até 20 de agosto.

Com áudios históricos, músicas e vídeos, a exposição aborda o centenário do rádio no Brasil. “A mostra fala sobre emoção. Essência do rádio, independentemente de gênero e época. Emoção que segue, se renova e expande. Emoção é um sinônimo de rádio”, diz Elmo Francfort, curador da exposição, diretor do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão (MBRTV) e coordenador do Centro de Memória da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).
Crédito: Reprodução Rádio e Tv Cultura
Áudios históricos, músicas e vídeos integram acervo da exposição
Com apoio da Rádio Cultura FM, Rádio Cultura Brasil, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), a mostra é realizada pelo Solar Fábio Prado/Fundação Padre Anchieta.

Logo no início o visitante poderá ver uma linha cronológica com a história do rádio. Em seguida terá acesso a uma sala que expõe a importância e o futuro desse meio de comunicação.

Por sua vez, o espaço central homenageia a arquitetura de edifícios que abrigam emissoras históricas de rádio do país, além de nichos "instagramáveis" que unem ambientes e objetos reais.

A mostra também conta com jingles e reclames clássicos, que transmite ao visitante uma nostálgica imersão nas peças publicitárias veiculadas no rádio brasileiro ao longo das décadas. 

Serviço

A exposição ocorre no Solar Fábio Prado (av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo, SP), de terça a domingo, das 10h às 18h.

Os ingresso custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Na sexta-feira a entrada é gratuita.