Fundada em 2015 e referência em checagem de fatos e educação midiática no Brasil, a agência Lupa anunciou nesta quarta-feira (1 fev/23) a ampliação de sua cobertura jornalística.
A ideia é ir além do fact-checking e atuar como um "hub de soluções de desinformação". Para isso, a agência também vai publicar análises, críticas, investigações, entrevistas e reportagens.
“Em muitos casos, só uma checagem não dá conta da dimensão do problema. E foi atrás desse olhar mais aprofundado, com mais contexto e detalhamento, que demos esse passo. A cobertura da Lupa cresce, e a empresa se consolida como o maior hub de combate à desinformação do país”, diz Natália Leal, CEO da Lupa.
O reposicionamento foi acompanhado pela estreia do jornalista Chico Marés, que era coordenador de jornalismo da agência, como repórter especial em Brasília. Para reforçar a luta contra a desinformação, Marés acompanhará o dia a dia político da capital federal, cobrindo as atividades de ministérios, comissões parlamentares e STF. Em sua primeira matéria, o novo correspondente em Brasília narra uma história sobre o pastor Thiago Bezerra.
Com as mudanças, os editores Leandro Becker e Maurício Moraes chefiarão mais de 20 repórteres e responderão à gerente de produto Marcela Duarte.
“A Lupa começou com quatro pessoas, fazendo checagens. Hoje tem mais de 30 e passa a oferecer uma sólida cobertura sobre o tema desinformação. Temos orgulho de termos sido pioneiros nesse assunto e de agora oferecermos mais do que fact-checking e educação midiática. Viramos polo de informação sobre a desinformação, ocupando um espaço importante que estava vazio”, diz Cristina Tardáguila, fundadora da Lupa.