A Rede Global de Jornalistas Investigativos (GIJN, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira (13) o lançamento de um guia online gratuito para ajudar jornalistas de todo o mundo na cobertura de uma das principais consequências da crise climática e do aquecimento global: a alta do nível dos mares e oceanos.
"Grande parte da humanidade vive ao longo das costas, onde mesmo pequenas mudanças no nível do mar podem resultar em inundações recordes, perda de comunidades, migração humana forçada e danos à pesca e à agricultura", diz o texto sobre o lançamento, acrescentando que, para os jornalistas, explicar as causas e consequências do aumento do nível do mar é uma tarefa desafiadora.
Crédito:Debsuddha Banerjee/Climate Visuals Countdown
Habitantes da ilha de Ghoramara, na Índia, constroem barreiras para conter avanço do mar
Escrito por Toby McIntosh, consultor sênior da GIJN, o guia foi editado por Nikolia Apostolou, Laura Dixon e Reed Richardson e conta com checagem de fatos de Miranda Wollen.
Fontes e registros históricos
Com seis capítulos, o trabalho lista alguns estudos científicos sobre o tema e reúne mapas e dados sobre a elevação do nível do mar em diferentes partes do mundo. Também há indicações de fontes, dados internacionais e registros históricos sobre o tema.
O levantamento também prioriza temas como a desinformação climática e a importância do "jornalismo costeiro" para combatê-la. Com mapas interativos, fotografias, gráficos e perspectivas artísticas, a obra condensa ainda os impactos já conhecidos do aumento do nível dos oceanos em diferentes pontos do globo.
Também é ressaltada a importância de cobrir as comunidades costeiras ameaçadas e o impacto do fenômeno sobre fluxos migratórios, populações vulneráveis, agricultura e pesca, vida selvagem, mercado imobiliário, estradas e transportes. Para acessar a versão em inglês do guia, clique
aqui.
Leia também