“Caos nosso de cada dia?” e “República Confusa?” são temas dos 200 Novos Gritos

Redação | 07/06/2022 20:08

Para marcar o bicentenário da Independência do Brasil, IMPRENSA promove 200 Novos Gritos - festival de ideias para o futuro do Brasil. No formato reunião de pauta digital, os dois encontros do dia 08 de junho, reúnem jornalistas e especialistas para debater ideias para solucionar algumas das questões mais importantes de nossos tempos: Sociedade e Democracia.


Não passa um dia sem termos notícias negativas sobre violência ou problemas com o sistema de educação pública e os desafios enfrentados pelo SUS – o sistema de saúde gratuita universal do país. E, mais recentemente, somaram-se à pauta uma crescente truculência policial, incluindo acusações de excesso e abuso em vários estados.


Mas tem que haver uma solução – ou soluções – para os desafios da sociedade brasileira no tocante à segurança, saúde e educação públicas, além de questões de urbanismo e mobilidade. 


Nesta sessão do 200 Novos Gritos, discutiremos as pautas construtivas para um Brasil melhor com Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Renata Cafardo, jornalista especializada em educação no Estado de S. Paulo, e Jéssica Moreira, escritora e jornalista do Nós, Mulheres da Periferia.

Crédito:Reprodução
Renata Cafardo e Lucas Mendes participam do "200 Novos Gritos"

Democracia


A democracia brasileira sempre foi confusa, nascida através de um príncipe com manias de imperador. E, com uma república estabelecida pelos militares, pulamos, desde 1889, entre momentos de democracia e autoritarismo.


Na realidade, nossa fase democrática atual é uma das mais duradouras da história, mas, como em outros momentos na história, sua solidez tem sido bastante testada mais recentemente.


Para discutir o modelo político do Brasil, e como ele pode evoluir para melhor no futuro, a sessão Democracia – a República Confusa? - será moderada pelo veterano jornalista Lucas Mendes, com participação do jornalista Carlos Alexandre de Souza, editor de política e economia do Correio Braziliense e a socióloga Fátima Pacheco Jordão.


On demand


As lives estarão on demand no site do projeto para o público acessar e acompanhar os próximos temas até o final de junho.


Lançamento


O lançamento do projeto “História do Futuro” foi no dia 01 de junho, no dia nacional da imprensa, com o tema “O Brasil no Mundo - onde estamos e para onde vamos?” e a participação dos jornalistas Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo), Moisés Rabinovici (Band), Sinval de Itacarambi Leão (IMPRENSA) e Lúcio Mesquita (curador/Innovation Media).


Promovido pela IMPRENSA no mês de junho, com patrocínio da Sabesp e Globo, e apoio nesta fase da Unibes Cultural, “200 Novos Gritos” tem o objetivo de discutir as conquistas do passado, os desafios atuais e as soluções para o futuro do Brasil entrando em seu terceiro centenário.


200 Novos Gritos - Festival de ideias para o futuro do Brasil

De 01 a 30 de junho de 2022

Transmissão ao vivo pelo hotsite do projeto

Lançamento: Dia 01 de junho às 10h

Dias, 8, 15, 22 e 29, das 17h às 19h

Encerramento: dia 30 de junho às 17h

www.portalimprensa.com.br/historiadofuturo

Siga #200novosgritos @portalimprensa