Lista reúne oportunidades para jornalistas e veículos com inscrições abertas até junho

Redação Portal IMPRENSA | 20/05/2022 16:38
A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) divulgou nesta sexta-feira (20) oportunidades de trabalho e treinamento para jornalistas e veículos de imprensa brasileiros com inscrições que podem ser feitas até junho. Com projetos oferecidos por entidades nacionais e estrangerias, a lista contempla cursos de aperfeiçoamento, bolsas e editais de financiamento. 

A primeira oportunidade destacada pela Ajor é a terceira edição do Desafio de Inovação para a América Latina da Google News Initiative (GNI), cujas inscrições podem ser feitas até 7 de junho. A ideia do programa é estimular a inovação do ecossistema de notícias via financiamento de projetos jornalísticos focados em tópicos como engajamento da audiência, diversificação de métodos de distribuição de conteúdo, combate à desinformação e aumento da confiança no jornalismo.
Crédito: Reprodução IJNET

A Ajor também destacou o Programa de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira, cujas inscrições podem ser feitas até 6 de junho. O objetivo é apoiar projetos jornalísticos focados nas relações entre a ciência e temas de interesse público, como política, economia, relações internacionais, saúde, cultura e políticas públicas. Os valores disponíveis para os projetos selecionados chegam a R$50 mil. 

Inteligência artificial

Já o projeto JournalismAI Academy for Small Newsrooms, cujas inscrições vão até 8 de junho, visa fornecer aos jornalistas e veículos de imprensa selecionados, de forma gratuita, um programa de treinamento em inteligência artificial. Com foco em pequenas redações, a iniciativa visa impulsionar a aplicação da IA no jornalismo e conta com apoio da London School of Economics and Political Science ( LSE ) e da Google News Initiative.

Com duração de 8 semanas, o treinamento será realizado entre setembro e outubro de 2022 e será oferecido pela primeira vez a jornalistas e veículos de países da América e da Ásia-Pacífico. Serão selecionadas ao todo 20 participantes de cada região.

A última oportunidade da lista é o Report for the World, cujas inscrições podem ser feitas até 15 de junho. O objetivo é aproximar redações e jornalistas, impulsionando a investigação de temas pouco explorados no noticiário. Para isso, os veículos devem descrever no projeto as lacunas de informação em suas localidades, de modo que a Report for the World busque um profissional de imprensa especializado no tema. A entidade também se compromete a pagar metade do salário do jornalista selecionado. As agências de notícias brasileiras Marco Zero Conteúdo e InfoAmazonia são as atuais parceiras da iniciativa no Brasil.

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