Última chamada: confira lista de projetos com inscrições abertas para propostas jornalísticas

Redação Portal IMPRENSA | 13/05/2022 08:53
Segundo os dados da pesquisa Ponto de Inflexão Internacional, realizada pela SambraMedia, o financiamento por meio de fundos e editais representou quase 31% das receitas das redações analisadas. 

Em razão das perdas causadas pela pandemia da covid-19, o número de chamamentos aumentou. Reunimos uma lista de fundos e editais que estão recebendo inscrições, veja e saiba como aplicar:
Crédito: Pixabay
Programas de incentivo fomentam o jornalismo independente e investigativo
Programas de incentivo fomentam o jornalismo independente e investigativo
O papel da Ciência no Brasil de amanhã 

O Programa de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira, instituição de fomento à ciência no Brasil, abriu inscrições para organizações e equipes jornalísticas que queiram investigar 'o papel da ciência no Brasil de amanhã'. 

O objetivo é apoiar publicações em todos os formatos que investiguem as relações entre ciência e temas de interesse público, como política e economia. A seleção será feita em duas etapas, e os apoios financeiros podem ser de até R$ 50 mil, a depender do orçamento apresentado e da avaliação interna. Saiba mais. 

Pesquisa em Jornalismo Investigativo 

A Abraji abriu chamada para o IX Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e para a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). A organização vai selecionar oito resumos expandidos para apresentação e discurso no Seminário. 

Apenas mestres e doutores podem inscrever seus trabalhos científicos. Graduandos e pós-graduandos devem ser coautores. A iniciativa faz parte do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontece em agosto de 3 a 7 de agosto. Leia mais. 

Jornalismo independente

O International Found for Public Interest Media (Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público, em tradução livre - IFPIM), que apoia organizações de mídia independente que cobrem temas de interesse público, está selecionado projetos que podem receber até 350 mil dólares em dois anos. 

Veículos de Brasil, Colômbia e México podem se inscrever até o dia 13 de junho. Para isso, é necessário ter receitas anuais de ao menos 50 mil dólares. Veja detalhes. 

Global Media Defense 

A chamada do Fundo Mundial para Defesa da Mídia disponibilizará até 1,4 milhão de dólares em subsídios para organizações sem fins lucrativos que desenvolvam projetos focados na proteção, suporte e segurança de investigações de jornalistas, e incentivo ao ecossistema plural de mídia. 

Organizações sem fins lucrativos que funcionam há pelo menos dois anos podem participar. Entenda como participar aqui. 

Leia também