Agência Mural de Jornalismo das Periferias lança o Clube Mural

Redação Portal IMPRENSA | 12/05/2022 09:36
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias lançou na última semana o Clube Mural, área de formação, produção, aprendizagem e troca de experiência no campo do jornalismo ds periferias. 

A expectativa é reunir todos os projetos que a Agência já tem, voltados ao treinamento e formação, como Mural nas Universidades e Mural nas Escolas, e explorar novos caminhos para a criação de um novo laboratório de experimentação jornalística.
Crédito:USP Imagens
Iniciativas da Agência Mural focam na cobertura da periferia
Iniciativas da Agência Mural focam na cobertura da periferia
Coordenadora do projeto, Cíntia Gomes explica as origens do Clube."A ideia de criar o clube surgiu da intenção de compartilhar o conhecimento adquirido, afinal, ao longo desses 12 anos, a Mural promoveu uma série de iniciativas de treinamento e formação como Mural nas Escolas e Mural nas Universidades."

O Mural nas Escolas foi criado em 2014 para desenvolver iniciativas de educação midiática em escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. 

Já o Mural nas Universidades promove oficinas e palestras para estudantes de jornalismo com foco na cobertura periférica e na experiência dos correspondentes, como são chamados os repórteres da Mural, espalhados por toda São Paulo. 

O primeiro fruto do Clube Mural foi conhecido já no seu lançamento, a iniciativa "Acontece nas Escolas", onde estudantes de jornalismo do Ceará foram selecionados para participar de uma formação sobre a cobetura jornalística nas periferias e educação. 

Oito deles foram selecionados para produzir uma série de reportagens sobre o tema, que serão publicadas nas próximas semanas no site da Agência Mural. Confira neste link. 

Veja também: