A Agência Mural de Jornalismo das Periferias lançou na última semana o Clube Mural, área de formação, produção, aprendizagem e troca de experiência no campo do jornalismo ds periferias.
A expectativa é reunir todos os projetos que a Agência já tem, voltados ao treinamento e formação, como Mural nas Universidades e Mural nas Escolas, e explorar novos caminhos para a criação de um novo laboratório de experimentação jornalística.
Crédito:USP Imagens
Iniciativas da Agência Mural focam na cobertura da periferia
Coordenadora do projeto, Cíntia Gomes explica as origens do Clube."A ideia de criar o clube surgiu da intenção de compartilhar o conhecimento adquirido, afinal, ao longo desses 12 anos, a Mural promoveu uma série de iniciativas de treinamento e formação como Mural nas Escolas e Mural nas Universidades."
O Mural nas Escolas foi criado em 2014 para desenvolver iniciativas de educação midiática em escolas públicas da região metropolitana de São Paulo.
Já o Mural nas Universidades promove oficinas e palestras para estudantes de jornalismo com foco na cobertura periférica e na experiência dos correspondentes, como são chamados os repórteres da Mural, espalhados por toda São Paulo.
O primeiro fruto do Clube Mural foi conhecido já no seu lançamento, a iniciativa "Acontece nas Escolas", onde estudantes de jornalismo do Ceará foram selecionados para participar de uma formação sobre a cobetura jornalística nas periferias e educação.
Oito deles foram selecionados para produzir uma série de reportagens sobre o tema, que serão publicadas nas próximas semanas no site da Agência Mural. Confira neste link.
Veja também: