Visando contribuir com a melhora de habilidades ligadas a narração, dicção e voz de seus repórteres, jornalistas e apresentadores, a Record TV iniciou o projeto “Qualidade da Comunicação oral no Jornalismo da Record TV”.
No primeiro trimestre foram realizados três workshops focados em ferramentas para criação de texto com precisão e maior assertividade com o telespectador, que contaram com a participação de profissionais da Record TV Litoral, Record TV Rio e Record TV Minas. A apresentação foi feita pela fonoaudióloga Vanessa Pedrosa Vieira e pela consultora visual Gabriela Comis. Ambas integram a equipe de jornalismo da Record TV SP.
“Os participantes sabem que podem contar com o apoio da Rede para que desenvolvam uma melhor comunicação e entendem que a Record TV prima por uma clareza e assertividade com o seu telespectador”, destacou Vanessa, acrescentando que os encontros despertaram nos participantes um olhar mais atento com a qualidade da comunicação oral.
Padrão de qualidade
Entre os pilares das oficinas também está a "construção de uma narrativa humanizada na transmissão da mensagem ao telespectador". A ideia é que os conhecimentos transmitidos favoreçam o padrão de qualidade das entregas feitas pelos repórteres e apresentadores e contribuam com a motivação e engajamento do grupo.
Repórter da Record TV Rio que participou do treinamento, Anabel Reis destacou a amplitude dos temas abordados. “Foi muito bacana poder contar com uma profissional que entende a fonoaudiologia de uma forma mais ampla, se atentando ao storytelling e à escolha de palavras.”
Já André Dias, Superintendente de Rede da Record TV, ressaltou a relevância das regionalidades comunicativas do país na elaboração e execução da iniciativa. “Esse projeto é fundamental para uma comunicação assertiva e eficiente, sempre respeitando as particularidades e destaques regionais de todas as emissoras da rede."
Leia também
Pangeia lança plataforma de ESG-Tech em parceria com gigantes da comunicação