Policiais intimidam equipe da Repórter Brasil em apuração de pauta na BA

Redação Portal Imprensa | 01/04/2022 14:59
Referência na cobertura de pautas ligadas a direitos trabalhistas e temáticas socioambientais, a Repórter Brasil teve uma equipe de imprensa abordada por policiais militares em Piatã (BA), no último dia 28.

A tentativa de intimidação ao trabalho jornalístico ocorreu quando os repórteres Daniel Camargos e Fernando Martinho aguardavam resposta a um pedido de entrevista na sede local da mineradora inglesa Brazil Iron.

Os policiais alegaram que estavam atendendo a uma denúncia de invasão de propriedade privada por jornalistas. Mesmo sem comprovação do crime, a empresa exigiu que os policiais apreendessem imagens captadas pela equipe.
Crédito: Fernando Martinho/Reprodução Repórter Brasil
Equipe de imprensa da Repórter Brasil sofre intimidação policial durante apuração de reportagem sobre mineradora inglesa

Diante da correta recusa de Camargos e Martinho em entregar o material, já que é necessária uma autorização judicial para esse tipo de apreensão, os profissionais de imprensa foram conduzidos para a delegacia e liberados somente horas depois.

Clima amistoso

Segundo relato dos repórteres, antes da confusão o gerente de logística da Brazil Iron, Roberto Mann, os conduziu a uma sala de reunião onde estavam dois executivos ingleses da empresa.

Até então o clima era amistoso. Mas as coisas teriam mudado quando os representantes da mineradora tomaram conhecimento do teor da pauta. Sem que os jornalistas soubessem, eles chamaram a polícia. 

“Os repórteres foram, surpreendentemente, pressionados pela empresa e pela PM enquanto aguardavam para ouvir o posicionamento da Brazil Iron dentro de suas instalações”, diz Leonardo Sakamoto, diretor da Repórter Brasil.

No Brasil desde 2011, a Brazil Iron possui um projeto de mineração de ferro em Piatã e em Abaíra, na Chapada Diamantina. A empresa solicitou permissão ao Ministério da Infraestrutura para implantar uma ferrovia e um terminal ferroviário privado na região. 

O pedido foi feito com base no novo instrumento de autorização ferroviária do governo federal. O projeto prevê 120 quilômetros de trilhos e investimento de R$ 1,2 bilhão. 

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