Veículos intensificam movimentações de bastidores para cobertura das eleições

Redação Portal Imprensa | 24/03/2022 15:42
Com a aproximação das eleições, veículos de imprensa estão intensificando as movimentações de bastidores com o intuito de preparar suas equipes de jornalistas para a cobertura da disputa.  

Nesse cenário, VEJA, SBT, Estadão e Novabrasil FM anunciaram uma parceria inédita. A ideia é realizar, em conjunto, debates entre os candidatos, levando os confrontos para os ouvintes, espectadores, leitores e internautas dos veículos parceiros. 

Os debates serão realizados sempre aos sábados à noite. Para mediá-los, o SBT anunciou a volta do jornalista Carlos Nascimento, que trabalhou na emissora entre 2006 e 2020. 

No primeiro turno os debates começam no dia 17 de setembro e serão entre candidatos a governador de São Paulo e do Rio. Em 24 de setembro será a vez do debate entre candidatos à Presidência. 
Crédito: Reprodução Rádio Bandeirantes

A parceria entre os veículos se estenderá ao segundo turno, com a realização em 15 de outubro de debates entre os candidatos estaduais e em 22 de outubro com os concorrentes ao Palácio do Planalto (neste caso, se houver segundo turno).

Sem maquiagem

"O debate é importante pelo óbvio motivo de que ele promove o confronto entre os candidatos. No horário eleitoral ou no palanque, o candidato não é contestado, seu plano de governo não é posto à prova. Ele fica na bolha de conforto -- que só é furada no embate direto com seus concorrentes", disse ao Portal IMPRENSA José Occhiuso, diretor de jornalismo do SBT. 


Ele acrescenta que o pool montado por SBT, Estadão, Veja e rádio Novabrasil FM terá uma ampla penetração, pois une TV, jornal, revista e rádio. "No nosso debate, o candidato alcançará o eleitor de uma forma que ele não conseguirá através de um veículo apenas." 

Por sua vez, a CNN Brasil anunciou que fará debates com os candidatos à Presidência nos dias 6 de agosto e, em caso de segundo turno, no dia 3 de outubro. 

Já a Band anunciou que o seu debate presidencial será no dia 14 de agosto, uma semana após a realização de debates com candidatos aos governos do Estado. 

Por fim, a Jovem Pan anunciou que promoverá debates em 9 de agosto e, se houver segundo turno, em 11 de outubro.

Leia também