Firmina: Nonada Jornalismo lança newsletter sobre liberdade de expressão

Redação Portal IMPRENSA | 09/03/2022 20:39
O Nonada Jornalismo lança nesta quinta-feira a Firmina, newsletter focada em casos de liberdade de expressão. O projeto vai reunir notícias, entrevistas e reportagens sobre casos e políticas relativas à perseguição e à criminalização de artistas, professores e pessoas que sofrem racismo religioso.

O projeto foi batizado em homenagem a Maria Firmina dos Reis, maranhense considerada a primeira romancista negra do Brasil, pioneira na luta pela abolição. 

A assinatura da newsletter será gratuita, e financiada por meio de um crowdfunding na plataforma Catarse.me. 
Crédito:Reprodução
Newsletter Firmina abordará temas da liberdade de expressão
Newsletter Firmina abordará temas da liberdade de expressão
Segundo a ONG Artigo 19, o Brasil ocupa atualmente a 86ª posição no ranking do Relatório Global de Expressão. Em 2020, o estudo analisou a liberdade de expressão segundo 25 indicadores, como liberdade de debate, acadêmica e cultural, além de esforços de censura pelo governo, em mais de 161 países. 

"Nos últimos cinco anos, o Brasil deixou de figurar entre os países com os melhores índices de liberdade de expressão para ser considerado uma democracia em crise", diz o documento. 

Para o Nonada, "as áreas demandam atenção especial na medida em que periodicamente são registrados casos que ferem os direitos relativos à liberdade artística, educacional e religiosa. Ataques a povos de terreiro, perseguições políticas a professores e censura a artistas aparecem como exemplos de ataques à liberdade de expressão, além de projetos e movimentos organizados que buscam pautar a agenda política no país.

Para assinar a newsletter e obter mais informações, clique aqui. 

Leia também: