Dos mais 13,7 mil veículos de imprensa atuantes no Brasil, cerca de 34% são de jornalismo digital. Os números estão apresentados no Atlas da Notícia, que divulgou um mapeamento da atuação dos profissionais no país nesta quarta-feira (23).
No levantamento, constam 4.670 veículos digitais, que encontram menos barreiras para começar a atuar. Apesar de terem uma perda significativa durante a pandemia, como quase todos os setores, os veículos colheram alguns frutos positivos, como a valorização do jornalismo de qualidade e o aumento da audiência, segundo apontou Sérgio Lüdtke, coordenador do Atlas, ao Poder 360.
Crédito:Freepic
Atlas da Notícia mapeou a atuação da imprensa no Brasil
Durante o ano, 79 veículos brasileiros fecharam as portas - a maioria deles, impressos; 17 nacionais ou internacionais, de médio e grande alcance, já não funcionam mais, como Diário do Nordeste, Agora e El País.
Desertos de Notícias
A pesquisa também revelou um aspecto positivo do último ano: a queda no número dos chamados 'desertos de notícia', regiões que não possuem veículos jornalísticos próprios ou que não tem cobertura significativa da imprensa.
Segundo o Atlas, o índice foi de 3.280 para 2.968, uma queda de 9,5%.
Esses locais representam 53% dos municípios brasileiros, e 29 milhões de pessoas.Existem também os quase desertos, lugares onde apenas um ou dois veículos atuam, e podem vir a se tornarem desertos. Elas representam 26% dos municípios brasileiros, e contam com uma população de 32 milhões de pessoas.
Ou seja: 29% de toda a população do Brasil está em cidades com poucos ou nenhum veículo de imprensa.
O Atlas da Notícia é uma realização do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), desenvolvido pela VOLT, com apoio do Facebook. Abraji e Intercom são parceiras institucionais da iniciativa.
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