A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1416/20, da deputada Marília Arraes (PT-PE), que torna crime de responsabilidade a divulgação de notícias falsas em veículos de comunicação oficiais.
Se aprovado, o PL prevê a responsabilização do presidente da República e dos ministros de Estado pela atividade, imputando a eles também o ato de improbidade administrativa.
Crédito:Reprodução
Projeto visa responsabilizar presidente ou ministro por fake news em canais oficiais
Em um substitutivo do relator André Figueiredo (PDT-CE), foram incluídos conteúdos de teor racista de discriminatórios no texto. Se veiculados em perfis de órgãos oficiais, eles também poderão ser objeto de punição.
"Tanto o PL principal quanto o apensado debruçam-se sobre o combate à disseminação de mentiras ou conteúdo discriminatório, divulgados sem nenhuma cerimônia por alguns agentes públicos. A expectativa de impunidade é o que move esses maus servidores e autoridades", disse o deputado.
Vale lembrar que crimes de responsabilidade podem acarretar na abertura de impeachment de um presidente, bem como a perda de cargo para ministros.
Atos de improbidade administrativa acarretam na perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.
A proposta vai será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e ainda depende de uma votação no plenário da Câmara para avançar.
Leia também: