Dia de Doar: Ação articulada pela Ajor estimula doações a veículos de imprensa

Redação Portal IMPRENSA | 29/11/2021 09:33
Uma campanha da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) engajou veículos de imprensa independentes em uma grande campanha de financiamento em prol do jornalismo digital. 

O Dia de Doar, celebrado amanhã (30), acontece pelo segundo ano consecutivo, e tem como objetivo "estimular a generosidade e inspirar pessoas a doar para aquilo que elas acreditam", diz a Ajor. 

A campanha está no ar desde o dia 26 de novembro e vai até o próximo dia 4. Os veículos participantes são Agência Envolverde, Agência Mural, Agência Pública, Alma Preta, Amazônia Real, Aos Fatos, AzMina, data_labe, Eco Nordeste, Énois Laboratório de Jornalismo, Fauna News, Gênero e Número, O Joio e O Trigo, Jornal Metamorfose, Manual do Usuário, Marco Zero Conteúdo, Matinal Jornalismo, Nonada Jornalismo, Nós, mulheres da periferia, ((o))eco, Periferia em Movimento, Portal Catarinas, Ponte Jornalismo, Quatro Cinco Um, Saiba Mais e Sul21.
Crédito:Reprodução
Dia de Doar reúne 26 organizações jornalísticas em campanha de financiamento
Dia de Doar reúne 26 organizações jornalísticas em campanha de financiamento
Para estimular as doações, os perfis das organizações vão postar, ao longo da campanha, a hashtag #DiaDeDoar. Segundo a Ajor, "a ideia é motivar os consumidores do conteúdo a, também, contribuir financeiramente para que o trabalho dessas organizações continue e seja ampliado". 

Em nota ao Portal IMPRENSA, A Ajorafirmou que "tem olhado com atenção para modelos de sustentabilidade financeira e buscado trabalhar para apoiar as associadas a fortalecer e diversificar suas fontes de receita. A ação no Dia de Doar faz parte desse esforço, além de ser fruto da rede criada a partir da construção da Associação que se amplia e fortalece cada vez mais". 

Todos os veículos engajados no projeto têm como foco a fiscalização da atuação do poder público, além da pluralidade editorial. Eles trabalham para defender a democracia e contra a desinformação. 

"O apoio financeiro a esse trabalho é um posicionamento em defesa do jornalismo, um dos pilares da democracia", conclui a associação. 

Para doar, basta acessar https://linktr.ee/DiadeDoar_ e escolher a instituição de destino. Cada valor doado dá direito a um tipo de recompensa - ebooks, newsletters, acesso a  bibliotecas digitais, livros, conteúdos exclusivos e até mesmo participação em projetos especiais. 

As doações podem ser feitas de forma recorrente, por mês, com ou sem recompensas, a partir de R$ 10. 

Leia também: