Nos 10 anos da Lei de Acesso, Fiquem Sabendo lança site educativo

Redação Portal IMPRENSA | 09/11/2021 09:56
No próximo dia 18 de novembro, a Lei de Acesso à Informação (LAI) completa 10 anos, e para celebrar os avanços por ela trazidos para o trabalho jornalístico, a agência Fiquem Sabendo, especializada no acesso a dados públicos, lança o projeto WikiLAI, um portal dedicado a ensinar como acessar, interpretar e utilizar as informações públicas no país. 

A ideia é simplificar o trabalho de jornalistas, pesquisadores e também cidadãos comuns com interesse no que a LAI pode esclarecer. 
Crédito:Reprodução
Fiquem Sabendo lança WikiLAI no próximo dia 18
O WikiLAI será lançado em uma live que vai unir especialistas em acesso às informações públicas brasileiros e americanos também no dia 18. O jornalista Fernando Rodrigues, fundador e diretor do Poder 360, e Samira Bueno, diretora do Fórum Brasileiro de Segurança pública já confirmaram presença. 

Maria Vitória Ramos, diretora e cofundadora da Fiquem Sabendo, mediará a conversa. "Em um momento em que a LAI sofre duros retrocesso, o WikiLAI vem para impulsionar o conhecimento, o uso e a defesa do nosso direito constitucional de acessar informações públicas", diz. 

O evento conta com financiamento e apoio da Embaixada e Consulados no Brasil, que financiam a WikiLAI por meio do edital anual da Seção Imprensa Educação e Cultura do Consulado-Geral dos EUA em São Paulo. 

E para reforçar ainda mais os laços entre os países, o portal terá uma seção especial sobre a Freedom of Information Act (FOIA), a lei de acesso americana, com sua história, exemplos de como é utilizada e outras curiosidades. A FOIA foi criada em 1966. 

Além da estreia da WikiLAI, o Fiquem Sabendo planeja uma série de workshops e palestras com especialistas convidados ao longo do ano de 2022. 

"Nós somos constantemente acionados por jornalistas e cidadãos com dúvidas práticas no uso da LAI. O WikiLAI vem para facilitar a vida de todo mundo", conta Maria Vitória. 

A live "Lançamento WikiLAI: 10 anos da Lei de Acesso à Informação", acontece no dia 18 de novembro (quinta-feira), Às 10h. O evento terá tradução simultânea pela plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas no bit.ly/livewikilai. O papo também será transmitido no YouTube da Fiquem Sabendo, mas com áudio original. A participação fornece certificado caso a inscrição seja feita pelo Sympla. 

Leia também: