Jornalismo de causas é tema de festival feito por grupos de mídia independente

Redação Portal IMPRENSA | 27/09/2021 19:09
Será transmitida pelo YouTube, entre os dias 1 e 8 de outubro, a segunda edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira, 28 de setembro.

Idealizado com apoio do Sesc-SP por quatro grupos de mídia independente (Alma Preta Jornalismo - SP, Marco Zero Conteúdo - PE, 1Papo Reto - SP e Ponte Jornalismo - SP), o evento visa discutir a relação entre arte, cultura e um "jornalismo posicionado e comprometido com a diversidade e a pluralidade de vozes e corpos", nas palavras de Laércio Portela, do Marco Zero. 
Crédito: Reprodução

"É importante que construamos estes espaços de discussão para  fortalecer o compromisso do jornalismo com a democracia, sem as meias palavras e omissões do passado recente”, assinala o jornalista.

A mesa de abertura terá como tema “Como o jornalismo, a arte e a cultura podem colaborar na reconstrução desse mundo moderno que se encontra em ruínas?”. 

A fala inaugural será de Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. Participam da conversa, mediada por Laércio Portela, a jornalista e pesquisadora Rosane Borges; Donminique Azevedo, jornalista e especialista em Raça, Gênero e Sexualidades; e a cantora, escritora e pesquisadora Fabiana Cozza.

Além dos painéis, o festival oferece o curso “Jornalismo, o mundo moderno e as novas formas de mediação”, que será ministrado por Rosane Borges.