Após acordo com CCTV, TV Cultura anuncia parceria com agência chinesa Xinhua

Redação Portal IMPRENSA | 21/09/2021 15:56
A TV Cultura realizou em São Paulo, nesta segunda-feira, 20 de setembro, a cerimônia de anúncio de uma parceria com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Considerada o principal órgão de notícias do país, a Xinhua foi fundada em 1931, possui mais de 10.000 funcionários, 31 escritórios na China e 107 no mundo. A agência tem publicações em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, russo, português e alemão. 

Segundo comunicado à imprensa produzido pela Cultura, a parceria consiste num "intercâmbio de informações e, futuramente, de documentários, séries e programas culturais".
Crédito:Gregory Grigoragi

"Esse acordo permite que a TV Cultura vá se informar na fonte primária, não na fonte alternativa ou secundária que são as agências ocidentais de informação sobre a China. Nós temos condições de, doravante, saber exatamente como pensam os chineses e o que dizem os chineses", afirmou o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf.

Também participaram da cerimônia o diretor de rede e novos negócios da TV Cultura, Fábio Borba; o diretor da Agência Xinhua, Chen Weihua; a Cônsul Geral da China em São Paulo, Chen Peijie; e Múcio Aguiar, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa.

No começo de 2020, a TV Cultura anunciou outro acordo de parceria focado em intercâmbio de conteúdos jornalísticos com outro órgão de imprensa chinês, a China Central Television (CCTV). 

Na ocasião uma equipe de jornalismo da CCTV esteve em São Paulo e entrevistou José Roberto Maluf.