Nova iniciativa do Facebook de estímulo à imprensa brasileira contempla 20 veículos

Redação Portal IMPRENSA | 16/09/2021 17:57
Dando prosseguimento a sua estratégia de combate à desinformação, o Facebook anunciou nesta quinta-feira, 16 de setembro, uma parceria com 20 veículos de imprensa brasileiros.

Destinada a apoiar o jornalismo local, a iniciativa prevê investimento nos veículos contemplados, além do impulsionamento nas redes sociais de notícias produzidas por eles.

Entre os veículos que fazem parte da parceria estão Estadão, Folha de S.Paulo, Grupo Abril, Grupo Bandeirantes, Grupo RBS e UOL (veja a lista completa abaixo). 
Crédito:Reprodução

Claudia Gurfinkel, diretora de parcerias de notícias do Facebook para a América Latina, ressaltou que a iniciativa integra o rol de ações da empresa para fortalecer o jornalismo local. "Estamos comprometidos em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil e felizes em anunciar nosso investimento e colaboração contínua com veículos e associações no País."

Leonardo Contrucci, diretor executivo de estratégias digitais do Estadão, destacou a importância da parceria para ampliar o público do Estadão e gerar impacto positivo na vida das pessoas e do País via conteúdos úteis, confiáveis e relevantes. 

"A parceria é também uma forma de ampliar nossos esforços no combate à desinformação, um dos maiores problemas atuais, através do nosso jornalismo", afirmou o jornalista em entrevista à Agência Estado.

Além da nova parceria com os 20 veículos de imprensa, o Facebook anunciou que vai investir cerca de US$ 2,6 milhões em projetos desenvolvidos com a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o International Center for Journalists (ICFJ).

O objetivo é apoiar as organizações de notícias na transformação digital, criando modelos de negócio sustentáveis e buscando novas audiências.

Desde 2018, o Facebook investiu mais de US$ 600 milhões para apoiar a indústria de notícias ao redor do mundo, com a meta de desembolsar mais US$ 1 bilhão nos próximos três anos.

Veja a seguir a lista completa dos veículos contemplados pela nova parceria com o Facebook

A Crítica, A Gazeta, Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas), Grupo Abril (Placar, Super, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde), Grupo Bandeirantes (BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva), Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná), Grupo Jaime Câmara (Daqui, Jornal de Tocantins e O Popular), O Antagonista (e Revista Crusoé), Jovem Pan, O Povo, O Tempo, Poder360, Record (Record TV e R7), RedeTV!, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Jornal do Commercio, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal).