GlobalWebIndex: 71% dos brasileiros confiam no jornalismo profissional

Redação Portal IMPRENSA | 16/09/2021 09:46
Uma pesquisa realizada pela plataforma de medição de audiência GlobalWebIndex, do Reino Unido, divulgada nesta semana, revelou que o Brasil tem um alto percentual de confiança no jornalismo profissional. Segundo o estudo, 71% da população entrevistada acredita no trabalho da imprensa no país.

A GWI listou os percentuais de 43 países, e a África do Sul, com um índice de 82%, lidera, seguida pelas Filipinas (78%), Índia (77%), Irlanda (77%) e Indonésia (74%). O Brasil é o país sul-americano mais bem colocado no ranking.
Os brasileiros também se revelaram ouvintes ávidos de podcasts. Na lista dos países em que mais consumem esse conteúdo, o país ficou na quinta colocação - 46% dos entrevistados afirmaram ouvir podcasts por um tempo médio diário de 54 minutos.

Quando o assunto são as redes sociais, os brasileiros estão sempre em evidência, e nessa pesquisa não foi diferente. Segundo o GWI, as redes são a principal fonte de notícias dos brasileiros. Mas nós não somos os únicos - em 33 dos 47 países, as pessoas acessam mais notícias por essas plataformas do que por sites jornalísticos.

A GlobalWebIndex ouviu 180.852 pessoas em 47 países. No Brasil, 5.499 pessoas responderam aos questionamentos da empresa sobre música, notícias, TV, mídia e games. O relatório completo você encontra aqui.

Leia também: