Congresso da Jeduca debate a desigualdade na educação em tempos de pandemia

Redação Portal IMPRENSA | 13/09/2021 10:58
A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) abriu as inscrições para a 5ª edição de seu Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. Neste ano, os profissionais debaterão o tema "A educação e as desigualdades na pandemia", entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro, de forma online pela segunda vez em razão da covid-19. 

Jurema Werneck, Suelaine Carneiro, Arminio Fraga, Hélio de La Peña, Miriam Leitão, Jairo Marques e Adriana Carranca estão entre os nomes confirmados.  Os professores Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra (Suíça) e Douglas Ready, da Universidade de Columbia (EUA) também vão compor as 11 mesas de debate. 
Crédito:Reprodução
Jeduca
Inscrições estão abertas para 5ª Congresso Jeduca
Além das discussões sobre as causas e efeitos das desigualdades educacionais intensificadas pela pandemia, considerando a diversidade socioeconômica, étnica, de raça, gênero e deficiência, a programação inclui também quatro mini-cursos que vão aprofundar o assunto - "Pandemia na educação: hoje e amanhã", "Entendendo os números: transformações sociodemográficas no Brasil", "Como evitar e recorrer de negativas da LAI" e "Educação Inclusiva: avanços e desafios". 

Para se inscrever gratuitamente, basta acessar jeduca.org.br/jeduca2021.  O pagamento é voluntário. Todas as palestras serão transmitidas ao vivo, no mesmo site da inscrição, e com tradução em Libras. 

Tatiana Vasconcellos, da CBN, intermedia o encontro de abertura do Congresso, no dia 27, às 10h. O humorista Hélio La Peña, ao lado de Eduarda Ferreira, Helena Ferreira e Elisa Ferreira, as Pretinhas Leitoras, vão promover uma conversa sobre o antirracismo a partir do protagonismo negro, feminino e infantil. 

Também no primeiro dia, Renata Cafardo, vice-presidente da Jeduca, media a mesa “Desigualdades educacionais, Covid-19 e pós-pandemia”, que enfoca a evasão de estudantes pobres e negro, com participação de Julia Ribeiro (Unicef), Suelaine Carneiro (Geledés Instituto da Mulher Negra), Lília Melo (professora da rede estadual do Pará) e Vitor Zanelatto (estudante de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina).

Já o advogado Irapuã Santana e o jornalista Jairo Marques protagonizam o debate "O jornalismo está atento às desigualdades?", com mediação da jornalista Yasmin Santos. A programação completa está disponível no site da Jeduca. 

O 5º Congresso da Jeduca tem patrocínio da Fundação Leman, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, ITaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e da Loures Consultoria. 

Leia também: