Google lança manual em português com informações úteis para startups de jornalismo

Redação Portal IMPRENSA | 17/08/2021 17:58
A Google News Initiative (GNI) disponibilizou nesta terça-feira, 17 de agosto, seu Playbook de Startups. O guia traz dicas e boas práticas para startups de jornalismo digital, buscando conduzir os "empreendedores por um roteiro que prioriza a criação de negócios economicamente sustentáveis e comprometidos com a produção responsável de conteúdo". 

O Playbook será constantemente atualizado e está dividido em seis capítulos: "Uma introdução às startups de jornalismo", "Defina o problema que você está tentando resolver", "Construir e medir seu produto mínimo viável (MVP)", "Identifique a missão e os valores que irão guiá-lo", "Faça um plano de negócios para a sua ideia" e "Defina o sucesso para o seu negócio".

O material inclui media kits, planos de negócios, exemplos de contratos para freelancers, templates para contratos publicitários e uma lista de políticas de independência editorial.
Crédito:Reprodução

"A proposta é oferecer um ponto de partida para empreendedores da área. Mas, acaba sendo também uma grande fonte de contatos e de dicas de onde buscar mais informação. É um ponto de partida para acessar uma série de referências, instituições que podem ser muito úteis. É um material muito rico, especialmente diante da falta de programas específicos de aceleração e programas de startups focados no jornalismo. Não é fácil encontrar literatura e referências", diz Fabiana Zanni, coordenadora da edição do Startup Lab da Google News Initiative no Brasil.

Startup Lab
O guia tem origem nas diferentes edições do Startup Lab, programa de aceleração de organizações jornalísticas da GNI que ocorre ao redor do mundo e no Brasil começou em outubro de 2020 e encerrou sua primeira turma em maio de 2021.

Ao todo dez organizações jornalísticas participaram: Agência BORI, Agência Tatu, Alma Preta, AzMina, Fervura, São Paulo para Crianças, Galápagos , Núcleo Jornalismo, MyNews e Ponte Jornalismo .

Cada empresa recebeu até 20 mil dólares em financiamento, além de mentoria, treinamento e workshops.

Com o Playbook, a expectativa do Google é ajudar os empresários a descobrir se estão prontos para ingressar no mercado com uma proposta própria, ajudando a perceber o que precisa ser feito para melhorar.

"Esperamos que o Playbook seja útil para novas organizações jornalísticas, que têm demonstrado sucesso diversificando modelos de negócios, desenvolvendo produtos inovadores e gerando receita por meio da tecnologia", diz Fabiana Zanni. "Seguiremos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros no jornalismo, buscando promover diversidade, inovação e sustentabilidade no ecossistema de notícias".