A campanha 'Bolos AntiBlock', do Congresso em Foco em parceria com a Abraji realizada pela agência de publicidade FCB, venceu o Leão de Bronze na categoria no festival Cannes Lions, a maior premiação do setor publicitário do Mundo.
'Bolos AntiBlock' concorreu na categoria 'Cultiral Insight - Social % Influencer', e foi criada com o intuito de protestar contra autoridades do poder público que bloqueiam seguidores nas redes sociais. Na plataforma, o usuário consegue descobrir se algum dos membros dos três poderes o bloqueoou.
Crédito:Reprodução/Congresso em Foco
Campanha Congresso e Foco e Abraji venceu o Leão de Bronze em Cannes
Caso a pesquisa retorne com algum resultado, um bloco em formato de cryptoarte é criado para compartilhamento nas redes sociais, com "ingredientes" que variam de acordo com o cargo e o motivo do bloqueio. A ideia remete às receitas de bolo publicadas nos grandes jornais na época da Ditadura Militar, em que notícias eram censuradas.
Segundo dados do AntiBlock divulgados pelo Congresso em Foco, 42% dos bloqueios nas redes sociais foram feitos por deputados federais, 22% pelo presidente Jair Bolsonaro, ou seu vice, Hamilton Mourão, e 19% por ministros. Quase 20% dos bloqueados são jornalistas, 8% são profissionais de direito e 7%, de publicidade.
O levantamento mostra que as opiniões contrárias não são bem aceitas pelos deputados federais, senadores, ministros, presidente e vice - 14% e 17% dos bloqueados apresentaram opiniões contrárias ou críticas, respectivamente. Outros 14% sequer sabem por que foram bloqueados.
O prêmio é o segundo do Congresso em Foco em parceria com a FCB. Em 2019, o projeto Trending Botics levou o Leão de Bronze na categoria Digital Craft.
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