Jornalismo ganha espaço no Youtube Brasil com telejornais, coberturas ao vivo e formatos alternativos

Redação Portal IMPRENSA | 27/05/2021 16:23
Concentrando produções de reportagens em vídeo de seus telejornais e coberturas ao vivo, só em abril deste ano o canal no Youtube do SBT Jornalismo registrou mais de 3,5 milhões de horas assistidas e 74 milhões de visualizações. Este último dado representa um crescimento de 136% em relação ao mesmo período do ano passado. Com mais de 2 milhões de inscritos, o canal teve alcance de mais de 18 milhões de espectadores únicos no mês passado. 

Embora seja considerado um dos líderes no segmento de notícias do Youtube Brasil, o canal SBT Jornalismo está longe de ser um caso isolado de sucesso na categoria. Diferentes indicativos apontam que a presença do jornalismo no Youtube Brasil, com conteúdos em formatos alternativos e tradicionais, cresce mais e mais.
Crédito: Reprodução Youtube
Canal do SBT Jornalismo já tem mais de 2,4 milhões de inscritos

Rodrigo Hornhardt, chefe de redação nacional e responsável pelo SBT News, lembra que o SBT tem se esforçado para aumentar a presença de sua marca e a credibilidade do conteúdo em todas as plataformas e que o Youtube tem sido um caso de sucesso à parte.  

"O SBT News tem coberto diariamente os principais fatos do poder em lives. Tivemos experiências muito importantes nas eleições municipais de 2020 e na eleição presidencial americana. Conseguimos trazer um conteúdo diferenciado em relação ao que exibimos na TV Aberta com mais análise e mais agilidade em relação a grade de programação. Atualmente, o SBT News vem cobrindo com grande destaque de audiência a CPI da Pandemia no Senado", disse Rodrigo.

Galãs feios
Na seara dos formatos alternativos, um canal de jornalismo que chama atenção por seu grande número de seguidores no Youtube é o Galãs Feios. O projeto começou em 2016 no Facebook e hoje é um dos mais acessados na plataforma de vídeos, onde tem 427 mil inscritos e mais de 800 vídeos. A ideia é fazer uma cobertura de política e cultura com abordagem leve e bom humor.
Crédito: Divulgação
Marco Bezzi e Helder Maldonado, do Galãs Feios

A produção é diária, com dois a quatro conteúdos por dia. Os vídeos têm em média 150 mil views. Em dezembro de 2020 o canal registrou mais de 10 milhões de visualizações. 

Voltando ao telejornalismo tradicional, outra emissora que aposta alto no Youtube é a Band. Em novembro de 2020, ela lançou um vídeo para comemorar a marca de 2 milhões de inscritos no canal Band Jornalismo. Neste mês de maio, o número já saltou para impressionantes 2,7 milhões de inscritos. Veja abaixo o vídeo que o canal lançou em novembro para comemorar a marca de 2 milhões de inscritos.