Com Bolsonaro nu, RSF lança campanha contra a desinformação

Redação Portal IMPRENSA | 22/02/2021 18:35
Com o slogan “A verdade nua” e uma fotomontagem do presidente Jair Bolsonaro sem roupa, a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) lançou nesta segunda-feira, dia 22, uma campanha contra a desinformação durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
Crédito: Reprodução RSF


O objetivo da campanha é reiterar a importância do jornalismo para acessar informações confiáveis sobre a pandemia. “Essa campanha propositalmente chocante visa despertar as consciências a reagirem aos ataques permanentes do sistema Bolsonaro contra a imprensa. Os ataques não são apenas moralmente intoleráveis, mas também perigosos para a população brasileira que se vê privada de informações vitais sobre a pandemia”, disse o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire.

Na fotomontagem, Bolsonaroo aparece sem roupa, segurando uma placa mostrando o número de óbitos da covid-19 e o número de casos com resultado positivo. A ONG lembra ainda que o Brasil é hoje o terceiro país mais afetado pela covid-19 e reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela.

A peça foi produzida em parceria com a agência BETC Paris e está disponível em quatro idiomas: francês, inglês, espanhol e português.

A Repóteres Sem Fronteiras cita os constantes ataques e a hostilidade de Bolsonaro à imprensa brasileira, com pelo menos 580 ataques feitos em 2020, segundo um relatório recente feito pela própria RSF. O Brasil ocupa a 107ª posição entre os 180 países incluídos no ranking mundial da liberdade de imprensa, segundo a ONG. 

Leia também: 
Repórteres Sem Fronteiras assina pedido para que EUA retire acusação contra Julian Assange