Intercept oferece bolsas de reportagem sobre tecnoautoritarismo

Redação Portal IMPRENSA | 02/02/2021 09:47
O Intercept Brasil lançou as Bolsas de Jornalismo Investigativo em Tecnoautoritarismo. 

A iniciativa, uma parceria com a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, tem o objetivo de publicar histórias sobre como o uso de tecnologias por governos pode violar direitos.

Serão quatro bolsas, no valor de R$ 4.500 cada, para reportagens que mostrem iniciativas em todas as esferas do governo que se enquadrem como Tecnoautoritarismo, conceito que explica os processos de expansão do poder estatal que usam a tecnologia para aumentar o controle sobre a população.
 
O chamado público ficará aberto entre os dias 1 de fevereiro e 1 de março. O Intercept publicará as reportagens selecionadas ao longo de 2021.

Crédito:Felipe Mayerle para o Intercept Brasil

Como participar
Para participar, é preciso preencher o formulário, que pedirá informações sobre o repórter e mais detalhes sobre a pauta. 

Os candidatos serão selecionados com base na qualidade das propostas: relevância jornalística, ineditismo, existência de documentação que comprove a denúncia, viabilidade de execução etc. 

As pautas serão selecionadas por uma comissão formada por jornalistas do Intercept e por pesquisadores da Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa.

Critérios
Alinhamento com a proposta
Relevância jornalística
Possibilidade de impacto e mudança real no pós-publicação
Ineditismo e/ou originalidade
Comprovação documental (PDFs, áudios, vídeos, prints, etc)/entrevistas fundamentais
Viabilidade de execução

Não há restrições sobre o formato: podem ser sugeridas reportagens em texto, vídeo ou outros formatos. É importante lembrar, no entanto, que os recursos necessários para execução serão levados em consideração na seleção das propostas.

As reportagens passarão pelo processo tradicional de apuração, edição e checagem e leitura legal do Intercept, orientadas pelos editores.

Cronograma
Candidatura por meio do formulário: 01 de fevereiro a 01 de março
Seleção das pautas: 01 de março até 18 de março
Divulgação dos selecionados: 19 de março
Produção das reportagens: 19 de março a 30 de junho
Publicação das reportagens: a partir de abril

Inscrição