O consórcio de veículos da imprensa, formado por UOL, Folha de S. Paulo, G1, GloboNews, O Globo, Extra e O Estado de S. Paulo, lançou, nesta sexta-feira (29), a campanha "Vacina, Sim".
O objetivo é conscientizar a população da importância da vacina e reforçar que ela é uma decisão que protege a todos, especialmente neste momento em que a pandemia já matou mais de 220 mil pessoas no Brasil.
A campanha será lançada oficialmente durante o Jornal Nacional.
"O consórcio nasceu pra suprir uma lacuna grave. Como superar a pandemia sem saber onde o vírus está chegando, com que força e alcance? O jornalismo profissional preencheu esta lacuna. A campanha de estímulo à vacinação inaugurada agora é um segundo passo natural para o consórcio. Veículos que concorrem entre si unidos para o bem coletivo. Motivar os brasileiros a buscarem a vacina", explica Ricardo Villela, diretor de Jornalismo da Globo.
Segundo o UOL, o primeiro filme, que será veiculado na TV Globo, na GloboNews e no G1, é uma animação em que o locutor afirma que "É hora de dizer Vacina Sim. Ela protege você e protege os outros. Vacina Sim. Uma campanha para todos". A mesma mensagem será transmitida em peças de publicidade digital e de redes sociais.
Crédito:Divulgação Consórcio de veículos
Bem coletivo
Os diretores de redação dos jornais Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila, e do Globo, Alan Gripp, ressaltam a iniciativa do consórcio: "O consórcio de veículos de imprensa é uma iniciativa sem precedentes, com a dimensão que a pandemia exige, em razão da urgência de consolidar dados confiáveis diariamente. Agora é a hora de o país garantir a maior vacinação possível, pelo bem coletivo, e este grupo não poderia ficar de fora deste momento", disse Gripp.
De acordo com Dávila, "não há saída para a pandemia fora da vacina. Mais uma vez, cabe ao jornalismo profissional divulgar esta informação vital. Por incompetência das autoridades, o consórcio inédito dos meios de comunicação se une novamente para reforçar a necessidade da imunização nacional e para contabilizar a porcentagem dos vacinados no país".
Já para o diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto, a promoção da vacina é um passo à frente na contenção da Covid e das fake news: "A defesa e promoção da vacina, além de ser um passo crucial na contenção da Covid, significa dar um basta às fake news, ao negacionismo, ao obscurantismo, e valorizar a informação, a ciência e a cidadania. Portanto, ao promovermos essa campanha estamos seguindo nossa missão de informar e conscientizar a sociedade".
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