Prêmio Gabo anuncia vencedores; Radar Aos Fatos ganha na categoria Inovação

Redação Portal IMPRENSA | 22/01/2021 09:17
A Fundação Gabriel García Márquez anunciou os vencedores do Prêmio Gabo 2020 em uma cerimônia online nesta quinta-feira (21). 

O Radar Aos Fatos, iniciativa da brasileira Aos Fatos, ganhou na categoria Inovação.  

O Radar Aos Fatos é um centro de inteligência que monitora, em tempo real, desinformação sobre a pandemia do coronavírus no Brasil. A equipe, formada por jornalistas, lingüistas e cientistas de dados especializados em desinformação, possui um monitor que coleta, por meio de um algoritmo, mais de 90.000 publicações em redes sociais por semana e classifica cada uma pelo nível de qualidade do em formação.

"Em um país em convulsão, a desinformação afeta vidas. Por isso, quero humildemente dedicar este prêmio aos mais de 200 mil mortos no Brasil devido à pandemia", disse Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos, durante a cerimônia. 

A brasileira InfoAmazonia também foi vencedora na categoria Texto com o trabalho colaborativo “Venezuela, o paraíso de dois contrabandistas” com jornais da Venezuela, Holanda e Estados Unidos. 

Crédito:Prêmio Gabo


Vencedores

Categoria de texto
"Venezuela, o paraíso de dois contrabandistas", publicado em InfoAmazonia, Miami Herald, Runrun.es, De Correspondent e Correo del Caroní.

Por: Algimiro Montiel, Antonio Maria Delgado, Bram Ebus, Jay Weaver, Jim Wyss, Jorge Benezra, Kyra Gurney, Nicholas Nehamas, Pamela Kalkman, Stefano Wrobleski, Gustavo Faleiros, Lisseth Boon, María Ramírez Cabello, Nancy San Martín, Casey Frank, Maaike Goslinga, Marnix de Bruyne e Rosan Smits.

Categoria de imagem
"Defensores da selva", publicado no El País de España.  
Por: Francesc Badia i Dalmases e Pablo Albarenga.

Categoria de cobertura
“Fronteira Sul. A fronteira desconhecida da América ”, publicado no jornal El País da Espanha e El Faro de El Salvador.
Por: Javier Lafuente, José Luis Sanz, Óscar Martínez, Carlos Martínez, Carlos Dada, Mónica González Islas, Jacobo García, Roberto Valencia, Elena Reina, Héctor Guerrero, Fred Ramos, Víctor Peña, Gladys Serrano, Fernando Hernández, Guiomar del Ser e Teresa de Miguel.

Categoria de inovação
Radar Aos Fatos, publicado em Aos Fatos.
Por: Tai Nalon, Carol Cavaleiro, Bárbara Libório, Bruno Fávero, Milena Magabeira, Luiza Barros, Thamyres Dias, João Barbosa, Marina Gama Cubas, Rômulo Collopy e Parafernália Interativa.

Premiação
A premiação, considerada a maior honraria jornalística da América Latina, homenageia os melhores trabalhos iberoamericanos nas categorias Texto, Imagem, Cobertura e Inovação.

As matérias jornalísticas foram selecionadas após um processo de julgamento de três rodadas, no qual participaram 58 jurados, responsáveis pela avaliação de 1.443 trabalhos, publicados entre 1º de abril de 2019 e 30 de junho de 2020 , para escolher inicialmente 40 indicados –10 para cada categoria–, depois 12 finalistas –3 para cada categoria– e, por fim, os 4 vencedores do Prêmio Gabo 2020. 

Os vencedores de cada uma das quatro categorias do concurso recebem 35 milhões de pesos colombianos e uma cópia da escultura 'Gabriel', do artista colombiano Antonio Caro. Os dois finalistas em cada categoria do concurso recebem 8 milhões de pesos colombianos.

Leia também