Agência Pública oferece bolsas de reportagens para investigação sobre acesso à internet no Brasil

Redação Portal IMPRENSA | 06/01/2021 09:26
A Agência Pública, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), convoca repórteres de todo o país a propor pautas investigativas sobre acesso à internet no Brasil.

Serão distribuídas quatro bolsas no valor de R$ 7 mil para os repórteres selecionados. As inscrições vão até o dia 5 de fevereiro.

As pautas podem abordar diversas questões relacionadas ao tema, como falta de acesso a dispositivos, franquias de dados limitadas e bloqueio do acesso móvel, falta de infraestrutura e de políticas públicas de acesso à internet, práticas abusivas e pouco transparentes de empresas de telecomunicação, aumento da desinformação, entre outras.

Além da bolsa, os repórteres selecionados contarão com a mentoria da Agência Pública para produzir a reportagem proposta, que será publicada no site da agência e parceiros republicadores.

“Com a pandemia, a essencialidade do acesso à internet mostrou toda a sua força, mas o cenário de conectividade no Brasil ainda é marcado por profundas desigualdades, que vão muito além do mundo digital. Com a iniciativa de bolsas de reportagens, buscamos compreender de forma mais profunda os impactos da desigualdade e, especialmente, como o modelo de mercado que temos atualmente favorece e até aprofunda esse problema”, explica Diogo Moyses, coordenador da área de telecomunicações e direitos digitais do Idec.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor é uma organização sem fins lucrativos dedicada a defender a ética nas relações de consumo e direitos dos consumidores. 


Crédito:Agência Pública


Inscrição 
As inscrições devem ser feitas pelo formulário que pode ser encontrado neste link.
 
Para se inscrever, é necessário enviar uma breve apresentação do repórter, referência profissional, resumo e descrição da pauta, plano de trabalho e plano de orçamento para a produção da reportagem. 

As propostas serão selecionadas pela direção da Agência Pública em parceria com o Idec, considerando a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados. 

Os vencedores serão anunciados a partir do dia 18 de fevereiro no site da Agência Pública.