Jornalistas de 28 veículos darão mentoria para apoiar cobertura local das eleições

Redação Portal IMPRENSA | 27/10/2020 11:05

A cobertura investigativa das eleições municipais de 2020 ganhou um reforço a partir desta terça (27): a Rede Comprova. Jornalistas experientes de 28 veículos de comunicação do Brasil, que formam o Comprova, serão mentores de outros profissionais da área que estarão cobrindo o pleito eleitoral.

Crédito:Agência Brasil

A rede de mentoria vai orientar os jornalistas sobre como investigar conteúdos suspeitos relacionados às campanhas e ao processo eleitoral compartilhados em redes sociais. 


Qualquer profissional de imprensa envolvido na cobertura das eleições pode participar e sem pagar nada. Ele solicita a mentoria, que dura 30 minutos, e irá receber sugestões de ferramentas de investigação jornalística e outras orientações, de forma on-line.


Para obter mais informações e se inscrever para receber atendimento, acesse esta página.


Combate à desinformação


Essa é a segunda iniciativa do Comprova no combate à desinformação durante as eleições 2020. A primeira foi o Curso Comprova de Verificação, treinamento realizado com 820 jornalistas no mês de outubro. 


O Projeto Comprova foi criado em 2018, por iniciativa da First Draft e coordenação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Os jornalistas envolvidos trabalham de forma colaborativa para desvendar conteúdos suspeitos compartilhados em redes sociais sobre eleições, políticas públicas do governo federal e a pandemia de covid-19.


Google News Initiative e Facebook Journalism Project ajudaram a financiar o Comprova, e ambas as empresas estão fornecendo suporte técnico e treinamento para as equipes envolvidas.  Também são parceiros do projeto a Associação Nacional de Jornais no Brasil (ANJ), o Projor, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a agência Aos Fatos e a RBMDF Advogados. 


Os parceiros de tecnologia são CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.


Leia também:


Entrevista: advogado dá orientações para garantir cobertura equilibrada da campanha eleitoral e evitar ações judiciais


Manual Eleições 2020: ferramenta reúne informações e vídeo-aulas para jornalistas