Organizada pela Unesco, Semana de Educação Midiática vai até sexta

Redação Portal IMPRENSA | 26/10/2020 12:52
Acontece até sexta, 30 de outubro, a edição 2020 da Semana Mundial da Educação Midiática e Informacional (Global MIL Week). Organizado pela Unesco, este ano em parceria com o governo da Coréia do Sul, o evento vai debater formas de resistência à desinfodemia (pandemia de desinformação) e de promoção da educação midiática para todos.    

Dentre as entidades que ajudam a realizar a Global MIL Week, o Instituto Palavra Aberta/EducaMídia, parceiro do Portal e da Revista IMPRENSA, convidou para o evento, dentre outros especialistas, o influenciador Felipe Neto, o médico Drauzio Varella e a jornalista e checadora Cristina Tardaguila, fundadora da Agência Lupa.
Crédito:Reprodução

“Estamos felizes por trazer nomes tão importantes na sociedade brasileira para discutir esse tema fundamental para a cidadania no mundo conectado, em um momento em que a desinformação é um desafio ao nosso senso crítico”, diz Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta.  

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais do Palavra Aberta e do EducaMídia. Veja abaixo alguns destaques da programação, com o link de como acompanhar cada debate

26 de outubro – 15h
Webinar com Dr. Drauzio Varella, médico e escritor, e Marlova Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil
Tema:  Desinfodemia – Combater a desinformação em tempos de pandemia
https://www.youtube.com/watch?v=aPaD_D9mcIM

27 de outubro – 13h
Papo EducaMídia com Felipe Neto, influenciador digital, e Fernando Gallo, responsável pela área de políticas públicas e relações governamentais do Twitter Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=qfdn67D4WFw

28 de outubro – 18h30
Webinar TSE sobre checagem de notícias com Cristina Tardaguila, fundadora e sócia da Agência Lupa, e Diogo Rais, diretor geral do Instituto Liberdade Digital, professor de direito eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do livro “Fake News: a conexão entre a desinformação e o direito”.

28 de outubro – 18h – Live EducaMídia com Alexandre Sayad, jornalista e educador, diretor da consultoria ZeitGeist e membro diretivo da aliança GAP MIL (de educação para a mídia da UNESCO), além de membro do conselho consultivo do EducaMídia)