Dez veículos brasileiros locais revelam resultados de programa de incentivo a jornalismo do Facebook

Redação Portal IMPRENSA | 22/10/2020 16:49
O Facebook divulgou nesta quinta (22), em primeira mão para o Portal IMPRENSA, os resultados alcançados pelos dez veículos de notícias brasileiros que participaram durante três meses do programa Acelerador de Notícias Locais. 

Realizada a partir do Facebook Journalism Project, em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a iniciativa inclui aporte de recursos financeiros nos veículos e treinamento intensivo das equipes de produção editorial. Tudo visando facilitar o processo de "transformação digital".

Representando a imprensa local de diferentes regiões do Brasil, os participantes foram os grupos de comunicação A Crítica (AM), A Gazeta (ES), Correio (BA), Correio do Estado (MS), Estado de Minas (MG), Gazeta do Povo (PR), Jornal do Commercio (PE), NSC Total (SC), O Popular (GO) e O Povo (CE).
Crédito:Divulgação Facebook

Atualmente, outras quatro redações brasileiras estão participando de um programa Acelerador para toda a América Latina: Folha de São Paulo, Nexo Jornal, Metro Jornal e O Estado de São Paulo.

Na versão de notícias locais, os veículos reportaram ao Facebook geração de valor adicional (CLV, customer lifetime value - em inglês), aumento de assinantes pagantes e de usuários registrados. 

“Conseguimos disseminar a cultura digital e promover maior sinergia entre as diferentes áreas da empresa, engajando todos com o mesmo propósito: gerar receita a partir dos leitores no digital”, afirma a editora digital da NSC Total em Santa Catarina, Ingrid Santos. 

Para Mayara Souza, head de marketing do Estado de Minas, a maior lição "foi prestar atenção em nossos leitores”. “Precisamos entender as preferências do nosso público, quais formatos eles estão dispostos a consumir, e temos que usar essas informações como um norte para servi-los.”

Taxa de conversão de assinaturas
Na capixaba A Gazeta, foi feita uma "pesquisa de usabilidade para leitores com padrões de consumo leve, médio e pesado", além de uma pesquisa apenas para assinantes. Mudanças na forma de registro no site contribuíram para gerar mais de 300 mil novos registros e aumentar a taxa de conversão de assinatura em 30%.

"Uma análise mais profunda do comportamento do público e o trabalho com dados de consumo em tempo real para auxiliar na tomada de decisão deram mais valor aos processos de engajamento e, consequentemente, geraram mais conversão”, afirma Bruna Borjaille, Product Owner de A Gazeta. 

No goiano O Popular, newsletters assumiram o centro da "estratégia de fidelidade". Foi feita uma enquete para checar assuntos de interesse dos usuários "e garantir uma conexão maior entre os leitores e as suas personalidades mais conhecidas". Editora-executiva, Silvana Bittencourt conta que as taxas de abertura e de cliques melhoraram e que houve crescimento de 80% em novos assinantes das newsletters. 

Já o cearense O Povo lançou, após participar do programa, a plataforma de streaming OP+, que dá acesso a séries, webdocs, cursos e podcasts, e já conquistou mais de 3 mil assinantes.