Instituto Reuters promove seminários online sobre negócios e práticas do jornalismo

Redação Portal IMPRENSA | 06/10/2020 10:15
De outubro a dezembro, o Instituto Reuters realizará uma série de seminários online sobre negócios e práticas do jornalismo. 

Entre os palestrantes estarão Safiya Noble da UCLA, Luke Harding do  The Guardian,  Shirish Kulkarni do Bureau of Investigative Journalism, Mia Malan do Bhekisisa Center for Health Journalism, e Emily Ramshaw do The 19th.
 
Os profissionais vão compartilhar suas experiências, pensamentos e descobertas sobre as grandes questões que a profissão enfrenta neste momento. 

Os seminários oferecem aos jornalistas a oportunidade de se envolverem com repórteres, editores e inovadores que estão impulsionando a indústria e abordando os muitos desafios que ela enfrenta.

Os seminários acontecerão na plataforma de vídeo Zoom. Eles são abertos ao público e é necessário uma inscrição na página do evento. Cada seminário será realizado às 13h, hora do Reino Unido , exceto o de 14 de outubro, que será realizado às 16h, hora do Reino Unido.

Crédito:Divulgação Reuters
 

Programação 
7 de outubro - Sobre mulheres e COVID-19. 
Luba Kassova, co-fundadora do AKAS, falará sobre seu recente relatório sobre as perspectivas perdidas das mulheres na cobertura da pandemia, encomendado pela Fundação Bill & Melinda Gates.
  
14 de outubro - No viés de dados. 
A professora Safiya Noble, autora do aclamado livro 'Algoritmos da opressão', explicará o que é viés de dados e o que pode ser feito para corrigi-lo. Esta peça que ela escreveu para a Wired em 2018 ainda é relevante hoje. 

21 de outubro - Sobre jornalismo sob pressão. 
Meera Selva presidirá uma discussão sobre jornalismo sob pressão em todo o mundo. Ela é a autora de relatórios sobre a liberdade de imprensa na Europa Central e Oriental e sobre as ameaças à liberdade de imprensa na pandemia.  

28 de outubro - Sobre ferramentas para contar histórias. 
Shirish Kulkarni, organizador da comunidade galesa para o Bureau of Investigative Journalism, apresentará seus sete blocos de construção para um jornalismo mais reflexivo. 

4 de novembro - Sobre a influência russa.
Luke Harding, correspondente estrangeiro do The Guardian, falará sobre a influência russa na política global. Luke é o autor do livro 'Shadow State'. 

11 de novembro - Na mídia de serviço público. 
Noel Curran, Diretor Geral da European Broadcasting Association, falará sobre os desafios e oportunidades que os meios de comunicação de serviço público enfrentam. 

18 de novembro - Ao relatar a pandemia. 
Mia Malan, editora fundadora do Bhekisisa Center for Health Journalism, falará sobre os desafios únicos de cobrir o COVID-19 na África do Sul. 

25 de novembro - Sobre as vozes jovens na mídia britânica.
A jornalista Izin Akhabau falará sobre sua experiência como editora online do The Voice, o único jornal afro-caribenho do Reino Unido.  

2 de dezembro -  Em uma nova saída promissora.  
A jornalista americana Emily Ramshaw falará sobre seu papel como cofundadora do The 19th , uma redação sem fins lucrativos e apartidária que reporta sobre gênero, política e políticas. 

Inscrição