Documentário “A Verdade da Mentira” investiga as causas e consequências da desinformação

Redação Portal IMPRENSA | 01/10/2020 11:38
As causas e as consequências da disseminação de conteúdos falsos no ambiente digital são temas do documentário “A Verdade Da Mentira” que estreia no dia 26 de outubro.  

A jornalista Petria Chaves conversou com colegas de profissão, fundadores de agências de checagem de fatos (fact-checking), especialistas em produção e marketing digital, acadêmicos e também com pesquisadores do ambiente digital e de comportamento humano. 

“Buscamos alguns dos maiores especialistas do Brasil para nos explicar sobre o fenômeno da desinformação. A cada entrevista, mergulhamos mais nesse universo e adquirimos ferramentas para entender o momento que vivemos e compreender melhor a política nesse palco digital. Conversamos, por exemplo, com equipes de marketing nas redes que nos explicaram como políticos vêm buscando esse serviço, muitas vezes num desserviço à sociedade. Nossa intenção era dissecar o fenômeno das chamadas ‘fake news’ para trazer mais consciência sobre nosso voto e nossas escolhas em tempos de tanta polarização”, conta Petria Chaves.

Crédito:Divulgação Instituto Tecnologia e Equidade


O filme tem a direção de Maria Carolina Telles e apresenta uma reflexão sobre o momento de desinformação e polarização extrema no país e quais são os impactos desse fenômeno no nosso dia a dia. Ao longo do filme, são ouvidas diversas pessoas especialistas no assunto.

O documentário conta com entrevistas de Pedro Dória, editor do Canal Meio; Angela Pimenta, presidente do Projor; Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa e diretora adjunta da International Fact-Checking Network (IFCN); Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica e Observadora da OEA; Marco Aurélio Ruediger, diretor da FGV DAPP; Thiago Rondon, diretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), entre outros. 

Como assistir 
O filme ficará disponível nas plataformas digitais NET NOW, Looke e Vivo Play e também pode ser assistido no www.averdadedamentira.com.br. O canal HISTORY estreará a produção com exclusividade em PayTV no dia 08 de novembro, às 20h45.

A Verdade da Mentira é uma produção ELO Company, em coprodução com canal HISTORY e o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E).
 
Ficha Técnica
Diretora geral: Maria Carolina Telles
Diretor de cena: Jorge Pestana
Produção Executiva: Paula Garcia
Elenco: Amaro Grassi, Angela Pimenta, Cristina Tardáguila, Fernanda Hamann,
Laura Chinchilla, Lucas Calil, Marco Aurelio Ruediger, Pauline Mendel, Pedro Doria,
Petria Chaves, Tai Nalon e Thiago Rondon.
Produção: ELO Company
Coprodução: HISTORY e Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E)