Manual Eleições 2020: ferramenta reúne informações e vídeo-aulas para jornalistas

Redação Portal Imprensa | 07/08/2020 11:25

A cobertura das eleições municipais é um desafio para o jornalista em meio a tantas questões críticas a serem abordadas nas reportagens em um curto espaço de tempo. Nem sempre as informações sobre os municípios, seus gestores, as legislações eleitorais e de gestão pública existentes estão facilmente acessíveis.

Crédito:Divulgação


Para colaborar com a plena cobertura jornalística e o debate democrático sobre a campanha eleitoral a prefeituras e Câmaras Municipais em todo o país, foi lançado esta semana o Manual GPI Eleições 2020. A iniciativa é do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), em parceria com o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa).


Segundo os organizadores, a proposta é reunir, de forma acessível, as informações e recursos necessários para a cobertura das eleições. O guia integra o projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), idealizado pelo jornalista e fundador do Projor Alberto Dines (1931-2018). 


A Associação Brasileira de Imprensa (Abraji) e o Instituto Pólis são parceiros institucionais do projeto, que é apoiado financeiramente pelo Google News Initiative e pelo Facebook Journalism Project.


Saiba mais sobre cada seção do Manual:


Raio-X Municipal


Ferramenta interativa para análises de dados municipais e comparações customizadas a partir de bases do IBGE, INEP e Tesouro Nacional.


O jornalista irá obter dados sobre a população de um município escolhido, assim como receita, despesas, Índice de Desenvolvimento Humano, desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e outros dados sobre educação, saúde e saneamento básico, habitação, mobilidade, segurança, que podem ser comparados na plataforma com números de outras cidades.


Dados


O Manual dá dicas de como trabalhar com jornalismo de dados, quais ferramentas estão disponíveis na internet para fazer compilações, como contextualizar as informações e a melhor forma de comunicá-las ao público.


Panorama Municipal


Como funciona um município? O que faz o prefeito? O que faz o vice-prefeito? Nessa seção, o jornalista vai saber mais sobre a máquina municipal, arrecadação, divisão de receitas e entidades representativas dos municípios. Também é possível verificar um panorama de contrastes socioambientais entre as regiões do Brasil.


Políticas Públicas


São detalhados ao jornalista definições sobre gestão pública e legislação que envolvem o município, como planejamento territorial, direito à cidade e marcos legais de políticas setoriais (educação, habitação, meio ambiente, mobilidade, saúde e segurança), além de apresentar questões críticas que são desafios para gestores públicos locais em meio à pandemia e à crise financeira.


Transparência


Quais as obrigações do gestor municipal em relação ao patrimônio público? A seção traz o marco legal: Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Acesso à Informação, Lei da Ficha Limpa e Lei Anticorrupção, e o que cada uma prevê.


TSE


Como funcionam as eleições? Quem define as regras da campanha? Nessa seção será possível encontrar a legislação e o calendário eleitoral definido pelo TSE.


Ética


A seção traz desafios históricos da imprensa brasileira e princípios éticos jornalísticos cada vez mais exigidos para propiciar credibilidade à notícia, ao profissional e ao veículo de imprensa. Ela aponta para quais são os melhores métodos de apuração e por que o público precisa ser informado de como foi realizado o texto e se se trata de reportagem, crônica ou análise, por exemplo.


Checagem


Um dos grandes desafios jornalísticos atuais ante a desinformação, a checagem é abordada no Manual GPI por meio de tutoriais para verificar conteúdos suspeitos. É possível saber também como identificar desinformação e fake news e quais suas motivações.


Perguntas


A seção sugere perguntas sobre o perfil das candidaturas e conhecimentos sobre gestão municipal e finanças, transparência e prestação de contas, políticas setoriais, receita, gasto e dívida pública.


Vídeos


Uma grande inovação do guia são as vídeo-aulas com onze especialistas em políticas públicas e jornalismo entrevistados sobre questões críticas referentes às eleições municipais. Eles também dão dicas para a melhor cobertura.


Impacto


Como os jornalistas podem observar e medir a repercussão de suas reportagens. O Manual apresenta ferramentas para obter métricas qualitativas e não só quantitativas do alcance do conteúdo divulgado.


Mais


Por último, a seção “Mais” é uma fonte de consulta sobre os temas tratados pelo Manual, com glossários sobre educação, habitação, meio ambiente, mobilidade e outros temas.


Leia também:


Aprovado novo calendário eleitoral de 2020 e prazos de propaganda

Perigo das fake news para a democracia é destacado em discurso de posse do novo presidente do TSE