A Unesco Brasil e o Sesi disponibilizam para jovens brasileiros o programa EduLivre, iniciativa com conteúdos gratuitos para desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. A ação é voltada especialmente para aqueles que procuram oportunidades de trabalho e estudo.
Os conteúdos produzidos são de português, matemática, planejamento e organização, comunicação, autoconhecimento e autocuidado, educação financeira, mundo digital, entre outros.
“Hoje o Edulivre é aberto para todos os jovens, e realmente para pessoas de todas as idades, mas sempre procuramos engajar os jovens com mais dificuldades de conexão e acesso a oportunidades, que possam abrir suas perspectivas, pensar nos seus sonhos e ser protagonistas dessa conquista”, afirma Sérgio Moreira, representante do SESI no projeto.
O Edulivre também tem espaço para atividades relacionadas com o aprendizado e responsabilidade no uso dos meios de comunicação na atualidade e no mundo digital.
“Por exemplo, cuidados com as redes sociais, fake news, informação em tempos do Covid-19, análise crítica da informação, etc. Nestas trilhas trabalhamos tanto a criticidade diante da mídia impressa ou digital, quanto o desenvolvimento do protagonismo midiático dos jovens, que é o que os clubes e nossa comunidade de conteudistas voluntários fazem”.
Crédito:Divulgação Edulivre
Portal Imprensa - A EduLivre é uma plataforma online que oferece educação gratuita, divertida e aplicada ao mundo real, especialmente para jovens. Você poderia explicar como ela irá funcionar e como foi feita a curadoria dos assuntos abordados?
Sérgio Moreira - O EduLivre é um programa de atuação nacional, nascido de uma iniciativa do SESI/Departamento Nacional em parceria com a UNESCO no Brasil. O EduLivre incentiva os jovens brasileiros no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais necessárias para o mercado de trabalho e para suas vidas.
Nossa inovação é promover conteúdos de maneira gratuita para o jovem, de forma prática e aplicada, combinando o uso da tecnologia com inovações educativas baseadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a aprender-fazendo. Tornando assim, o aprendizado mais divertido, conectando o jovem a outros jovens e à oportunidades reais de trabalho e estudo. Trabalhamos com uma rede de diversas pessoas e organizações que acreditam no potencial dos jovens como protagonistas na construção do seu futuro contribuindo para o conhecimento e apoiando esta transformação.
Hoje o Edulivre é aberto para todos os jovens, e realmente para pessoas de todas as idades, mas sempre procuramos engajar os jovens com mais dificuldades de conexão e acesso a oportunidades, que possam abrir suas perspectivas, pensar nos seus sonhos e ser protagonistas dessa conquista.
Nossa visão para 2023 é ser um movimento reconhecido nacionalmente que conecta vários cidadãos e instituições para que jovens no Brasil possam desenvolver suas capacidades e se tornarem protagonistas na conquista dos seus sonhos.
As competências do século XXI, como criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico, raciocínio lógico e linguagens de programação são cada vez mais demandadas. Isso implica uma profunda transformação nas metodologias de ensino e aprendizagem com a criação de espaços maker e o ensino baseado em projetos. Quando bem exploradas e inseridas de forma transversal como parte de uma estratégia de aprendizagem ao longo da vida, as tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento da autonomia, autoconfiança, criatividade, espírito empreendedor, inteligência social e competência cultural, entre outros valores necessários para os jovens do futuro.
O EduLivre trabalha com uma metodologia híbrida que combina o aprendizado personalizado online na plataforma EduLivre no formato de trilhas de aprendizagem com metodologias ativas, de aprender-fazendo através de desafios, dinâmicas grupais presenciais e/ou online, mentoria, etc.
O EduLivre é muito mais que uma plataforma, a tecnologia é só um entre vários meios de aprendizagem, o importante é a inovação da linguagem, dos conteúdos e sua construção colaborativa dos diversos métodos de aprender-fazendo e se divertindo.
Atualmente na plataforma temos mais de 5.000 vídeos, documentos, imagens, questionários organizados em 130 trilhas de aprendizagem relacionadas às 17 competências.
Nas metodologias ativas de aprender-fazendo, uma das principais estratégias são os Clubes EduLivre. A metodologia de Clubes EduLivre incorpora várias boas práticas de inovações educativas no campo do STEM (formação em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas) e na formação de competências para o Século XXI. Aprender-fazendo por meio de desafios: os desafios permitem que os jovens aprendam sobre as competências do século XXI de uma maneira mais autodidata, criativa e aplicada. Aprendem através de exercícios práticos que estão conectados a realidades do território e que os jovens podem associar a seu dia a dia. Os jovens trabalham em times, o que permite melhorar as competências de relacionamento interpessoal, comunicação, resolução de problemas, etc. de maneira aplicada e isso se torna mais divertido para o jovem. Não é uma “aula” onde o educador ensina e o aluno é consumidor do conhecimento. Aqui os jovens aprendem a aprender, gerando capacidades de pesquisar informações, tomar decisões, usar sua criatividade e gerar novos conhecimentos. Nesse sentido, os jovens sentem-se “donos” dos Clubes, gerando um sentimento de identidade e pertencimento.
Os jovens formam seu clube de maneira autônoma e voluntária. Cada Clube (grupo) possui de 5 a 10 jovens. Tem que ter a participação de mulheres e cada jovem tem um papel. São os jovens que selecionam um professor “acompanhante”. Caso os jovens estejam fora da escola e não tenham acesso ao professor, podem ser trabalhadores sociais das ONGs ou instituições conectadas aos jovens. Se os clubes não tiverem a possibilidade de identificar um professor acompanhante voluntário, a equipe do EduLivre fará o trabalho de acompanhar o clube. O professor ajuda e incentiva os jovens quanto a orientação de ideias, deixando que os jovens criem autonomia.
Na primeira edição de Clubes EduLivre no país, junto com os jovens definimos trabalhar competências relacionadas com comunicação e empreendedorismo.
A cada 15 dias os clubes desenvolvem produtos conectados a desafios sobre empreendedorismo ou comunicação. A equipe do EduLivre realiza a publicação das trilhas de aprendizagem através da plataforma para ajudar os Clubes a trabalharem os desafios e acompanha as sessões de trabalho presenciais. O progresso dos Clubes é evidenciado através de um ranking quinzenal. O incentivo final dos jovens será a possibilidade de competir com outros Clubes que estão se formando no país e se classificar ao encontro nacional de Clubes EduLivre.
Só alguns exemplos de produtos gerados por um dos 25 Clubes de empreendedorismo nos Estados de Minas, Acre, Rondônia e Pernambuco, com a participação de mais de 200 jovens.
Portal IMPRENSA - Entre os assuntos abordados, haverá espaço para a educação midiática?
Sérgio Moreira - Os conteúdos sempre estão crescendo e evoluindo conforme nosso ecossistema de parceiros e os interesses dos jovens. Hoje temos vários conteúdos relacionados com a área de comunicação como competência específica, o qual inclui habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e também como saber produzir conteúdos.
Nas trilhas de aprendizagem trabalhamos temas relacionados com o aprendizado e responsabilidade no uso das e meios de comunicação na atualidade e o mundo digital: por exemplo, cuidados com as redes sociais, fake news, informação em tempos do Covid-19, análise crítica da informação, etc. Nestas trilhas trabalhamos tanto a criticidade diante da mídia impressa ou digital, quanto o desenvolvimento do protagonismo midiático dos jovens, que é o que os clubes e nossa comunidade de conteudistas voluntários fazem.
O EduLivre se torna um espaço em que eles estão transicionando entre o mundo cheio de informações e um lugar onde se tem isso mais organizado, estruturado e ainda dá a possibilidade deles produzirem algo em cima disso, como os clubes.
Tem muitos temas relevantes para os jovens no campo da educação midiática que ainda não trabalhamos. Teríamos muito interesse de desenvolver isto junto com parceiros e conteudistas que possam ser parte da nossa comunidade.
Portal IMPRENSA - Qual é o principal objetivo da plataforma e ela já está disponível? Quem pode acessar?
Sérgio Moreira - É importante fazer ênfase que EduLivre é mais que uma plataforma, uma das ferramentas que utilizamos é uma plataforma online, mais a proposta vai além disso. As metodologias e tecnologias que utilizamos hoje no Edulivre estão em implementação desde o final do 2018 e tem evoluído muito no último ano, com um crescimento de número de participantes de 3.000 a 37.5000 jovens.
O Edulivre é gratuito e aberto para todo o público Brasileiro, sempre procurando mais conexão com jovens de 15 a 29 que é nosso principal público participantes.
Temos mais de 130 trilhas abertas e também trilhas que são associados a oportunidades, que podem ser processos seletivos para vagas de emprego, Jovem Aprendiz, cursos que fazemos na plataforma com parceiros (como ONG, programas de Governo), etc.
Conforme o interesse do parceiro e objetivo do processo, essas “trilhas de oportunidades” podem ser abertas para o público geral ou podem ser fechadas para turmas específicas. Só para mostrar um exemplo da variedade dessas trilhas de oportunidades customizadas com parceiros: temos trilhas de oportunidade para jovens do projeto Geração Energia que são parte de um processo seletivo de jovens do Acre e Rondônia para serem contratados pela empresa Energisa, temos trilhas abertas com a Secretaria Nacional das Mulheres para trabalhar a temática violência doméstica, trilhas de formação para professores da rede pública de Pernambuco para trabalhar competências socioemocionais com alunos usando metodologias ativas.
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