Devido aos frequentes ataques a jornalistas e a ascensão das fake news, o Congresso Nacional criou a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Imprensa.
O objetivo é garantir a livre manifestação de pensamento, o livre exercício do jornalismo, o livre acesso à informação, bem como a plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social.
De caráter suprapartidário, a Frente atuará na defesa institucional da liberdade de imprensa e de interlocução com as entidades representativas, além de promover debates e seminários sobre liberdade de imprensa e o intercâmbio com parlamentos e organizações de outros países.
O estatuto da Frente e o requerimento para sua criação foram protocolados na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27/5).
“Nossa Constituição estabelece como um dos pilares do regime democrático a liberdade de imprensa. Então, diante da escalada do autoritarismo, precisamos estar vigilantes e atuar para assegurar o cumprimento dos preceitos constitucionais”, afirma o deputado federal Danilo Cabral.