Jornalismo de Solução gera maior engajamento dos leitores, revela pesquisa

Redação Portal IMPRENSA | 27/08/2019 10:52
Pesquisa recente do Center for Media Engagement, da Universidade do Texas em Austin, indica que o Jornalismo de Solução tende a gerar maiores taxas de engajamento dos leitores. 
 
Segundo a pesquisa, essa prática jornalística oferece uma cobertura abrangente de um problema, propondo soluções, em vez de se concentrar apenas no problema. 

A pesquisa revelou que os leitores se sentem mais informados, otimistas e interessados e se envolver com um problema.  Assim, destacou os cinco componentes que mostram um maior engajamento dos leitores com esta prática jornalística:

- Melhor percepção dos leitores sobre a qualidade dos artigos.
- Aumentou a probabilidade de os leitores “gostarem” de um artigo similar no Facebook.
- Maior interesse dos leitores e conhecimento sobre o assunto.
 - Aumento das intenções de ler mais artigos sobre o assunto.
- Aumentou a positividade dos leitores.
- Levou os leitores a acreditar que havia maneiras de abordar efetivamente o problema.

Informações sobre a pesquisa do Center for Media Engagement podem ser acessadas aqui

Crédito:Divulgação


Workshop
Profissionais interessados nesta prática jornalística terão a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto com o workshop “Jornalismo de Soluções”, com o Lúcio Mesquita, jornalista e consultor da Innovation Media, consultoria internacional especializada em transformação de empresas de comunicação. 

O workshop será realizado no dia 25 de setembro, das 10h às 17h30, em São Paulo. O evento faz parte da programação da 5ª edição do MídiaJOR 2019 e é voltado para jornalistas, profissionais de comunicação em cargos de chefia, editores, professores  e estudantes de jornalismo a partir do 3º ano. Mais informações e inscrições aqui

Leia também: 
Jornais são o principal meio de informação dos congressistas
Insper realiza debate em São Paulo sobre importância do correspondente internacional