Pesquisa recente do Center for Media Engagement, da Universidade do Texas em Austin, indica que o Jornalismo de Solução tende a gerar maiores taxas de engajamento dos leitores.
Segundo a pesquisa, essa prática jornalística oferece uma cobertura abrangente de um problema, propondo soluções, em vez de se concentrar apenas no problema.
A pesquisa revelou que os leitores se sentem mais informados, otimistas e interessados e se envolver com um problema. Assim, destacou os cinco componentes que mostram um maior engajamento dos leitores com esta prática jornalística:
- Melhor percepção dos leitores sobre a qualidade dos artigos.
- Aumentou a probabilidade de os leitores “gostarem” de um artigo similar no Facebook.
- Maior interesse dos leitores e conhecimento sobre o assunto.
- Aumento das intenções de ler mais artigos sobre o assunto.
- Aumentou a positividade dos leitores.
- Levou os leitores a acreditar que havia maneiras de abordar efetivamente o problema.
Informações sobre a pesquisa do Center for Media Engagement podem ser acessadas
aqui.
Workshop
Profissionais interessados nesta prática jornalística terão a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto com o workshop “Jornalismo de Soluções”, com o Lúcio Mesquita, jornalista e consultor da Innovation Media, consultoria internacional especializada em transformação de empresas de comunicação.