O jornal The Guardian anunciou uma mudança na forma como destaca a época de publicação em suas matérias antigas. A partir de agora, essa informação será mostrada com destaque no topo dos artigos com uma tarja amarela.
"Além de colocar nosso logo para rastrear imagens usadas nas redes sociais e em buscas de plataformas, nós também estamparemos visivelmente o ano da publicação de qualquer artigo com mais de 12 meses", explicou Chris Moran, editor de projetos estratégicos do jornal.
O objetivo, disse, é evitar que esses materiais sejam utilizados por grupos com interesses particulares para enganar os leitores. Através da internet, nas redes sociais, houve vários casos de matérias antigas serem apresentadas como atuais "para apoiar objetivos específicos", afirmou o executivo.
Divulgação de matérias antigas como se fossem atuais e utilização de fotos fora de contexto, por exemplo, são práticas adotadas para corromper informações e enganar leitores. A questão é um dos pontos nos debates de especialistas de todo o mundo na busca para combater o problema.
Diversas iniciativas têm buscado valorizar a educação midiática junto aos leitores para que esses sejam capazes de identificar e barrar a propagação de informações corrompidas, falsas ou enganosas.
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