Brasil é o grande vencedor do LATAM Digital Media 2018

Redação Portal IMPRENSA | 16/11/2018 13:14
Nesta quinta-feira (15) aconteceu a cerimônia de entrega do LATAM Digital Media 2018, e o Brasil se destacou, conquistando seis dos dez prêmios. 
 
Considerada a premiação mais importante em jornalismo digital da América Latina, esta edição reconheceu projetos da área em 10 categorias, além do prêmio especial do júri. Ao todo, foram inscritos 115 projetos de 64 empresas e 15 países, o que tornou esta uma das edições mais competitivas e internacionais, desde que o prêmio foi lançado, em 2015.
Crédito:Alexandra Itacarambi

Promovido pela WAN-IFRA (sigla em inglês para a Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias), a cerimônia fez parte da programação do Digital Media LATAM 2018, evento que termina hoje (16) e reuniu, em Bogotá, na Colômbia, os principais representantes da indústria jornalística digital na América Latina.
 
Conheça abaixo os vencedores brasileiros do LATAM Digital Media 2018.
Crédito:Alexandra Itacarambi
Jornalistas premiados do UOL


• Site de estilo, entretenimento e/ou esportes: Do Outro Lado, UOL Esporte / UOL (Brasil)
Em uma categoria dominada por empresas argentinas, um trabalho sobre a discriminação aos homossexuais durante a Copa do Mundo na Rússia, considerado excepcional pelo júri, conquistou o prêmio. Veja o documentário vencedor.  
 
• Site ou serviço móvel de notícias: Nexo Jornal (Brasil)
Após três anos de conquistas nesta categoria por empresas argentinas, o Nexo Jornal torna-se o primeiro veículo brasileiro a obter este reconhecimento.
 
• Visualização de dados: A Guerra do Brasil, O Globo (Brasil) e Venezuela a la fuga, El Tiempo / Efecto Cocuyo (Colômbia / Venezuela)
Nesta categoria, houve empate entre dois projetos visuais que cobrem diferentes realidades latino-americanas – a violência no Brasil e a imigração de venezuelanos a países da região. Veja a cobertura especial de O Globo, e a entrevista do infografista Alessandro Alvim ao Portal IMPRENSA, comentando a importância deste reconhecimento. 
 

• Startup digital de notícias: JOTA (Brasil)
Nesta nova categoria, o JOTA conquistou o reconhecimento por sua solidez editorial e seu modelo de negócio, uma prova de que as publicações de nicho estão crescendo no Brasil.
Crédito:Alexandra Itacarambi
Jornalista premiado do Correio*

• Projeto de fidelização em redes sociais: Textão, Correio* (Brasil)
Após três anos seguidos como finalista, o Correio* mostra-se como um dos veículos regionais mais inovadores do continente, e foi o primeiro brasileiro a conquistar esta categoria. 
 
• Campanha de marketing digital: Pelas Ruas app, Grupo RBS (Brasil)
Sempre presente entre os ganhadores e finalistas, neste ano o Grupo RBS reforçou sua posição entre os grupos regionais de maior vanguarda da região. 
 
Os vencedores do LATAM Digital Media 2018 vão disputar com os vencedores do prêmio na África, Ásia, Sul da Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Norte no World Digital Media Awards 2019, que será entregue durante o 71° Congresso Mundial de Mídia da WAN-IFRA, em junho de 2019, na Escócia.
 
Para conferir os destaques do evento Digital Media LATAM 2018, acesse o site.

Leia também