Confiança do público na imprensa cresce nos Estados Unidos

Redação Portal IMPRENSA | 12/11/2018 11:03

Apesar de ser alvo frequente de ataques por parte do presidente Donald Trump a imprensa tradicional começa a recuperar sua credibilidade entre o público dos Estados Unidos. De acordo com pesquisa do Instituto Gallup, atualmente 45% dos norte-americanos consideram que a imprensa fornece informações "de forma completa, precisa e justa". 

Crédito:Gallup

Em 2009, a credibilidade da mídia tradicional sofria uma oscilação grande com tendência para queda no país. Esse foi o primeiro resultado indica uma recuperação significativa a 2016, quando o índice chegou a apenas 32%, coincidentemente no ano da eleição para presidente nos EUA. 


Os dados resultam de um levantamento realizado em setembro de 2018. A porcentagem de confiança varia significativamente de acordo com a tendência política do entrevistado. Entre os democratas, 76% confiam na mídia, no grupo classificado como independente é de 42% e de apenas 21% entre os republicanos, partido do atual presidente. Mas houve crescimento mesmo entre os republicanos, cuja porcentagem era de apenas 14% dois anos atrás. 


Outro fato que merece destaque e que os índices nos dois primeiros grupos são os maiores desde 1997 e 2005, respectivamente. Historicamente, porém, esses números estão abaixo dos registrados no fim dos anos 1990 e início dos 2000. Nessa época, as porcentagens gerais de confiança na mídia oscilavam entre 55% e 44%. 


Acesse os dados da pesquisa aqui.


Leia também:

Casa Branca suspende credencial de jornalista após discussão com Trump
78% da população que ouve rádio confia nas notícias, revela pesquisa