Pioneira como apresentadora de um programa esportivo, Renata Fan venceu a categoria Repórter ou Comentarista Esportiva, que foi incluída pela primeira vez na premiação realizada pela Revista e Portal IMPRENSA.
Desde 2003, a jornalista trabalha numa área predominantemente masculina. Em seu discurso, destacou o início de sua carreira. “Em pouco tempo, eu ganhei o que eu mais valorizo na vida, eu ganhei o respeito dos meus colegas, antes do respeito do telespectador. E isso me dava uma força, uma gana”.
Renata também fez questão de enaltecer e dedicar o prêmio às profissionais com as quais concorreu. Para ela, Carol Barcellos (Globo), Fernanda Gentil (Globo), Marília Ruiz (O Estado de S. Paulo) e Natalie Gedra (ESPN), são colegas, parceiras de luta, talento e paixão por esporte.
Após a homenagem, perguntada sobre a figura feminina na comunicação esportiva, Renata ressaltou: “é a presença de mulheres que estão preparadas que vai transformar o universo de jornalismo esportivo em algo muito mais completo”.
Veja abaixo a entrevista que a apresentadora do programa Jogo Aberto, na TV Band, concedeu à FAPCOM.
Troféu Mulher IMPRENSA
Promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, o prêmio tem como missão difundir o trabalho das mulheres na comunicação em todo o Brasil, e é a única premiação jornalística do Brasil dedicada exclusivamente ao público feminino. São 17 categorias que visam homenagear as profissionais de destaque em cada setor da mídia.
*Thayná Agnelli é estudante de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM, em São Paulo. Para a cobertura do prêmio, IMPRENSA estabeleceu uma parceria com universidades e professores por meio do projeto "Embaixador IMPRENSA" - uma iniciativa do Portal IMPRENSA que reúne estudantes de Comunicação para um intercâmbio de informações e experiências.
Leia também: