A 13ª edição do
“Troféu Mulher IMPRENSA”, que aconteceu no dia 14 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, assistiu à personificação do programa da Jovem Pan “3 em 1”. Esse fato sucedeu-se porque Vera Magalhães, apresentadora da atração, subiu ao palco três vezes, uma para ganhar seu segundo prêmio consecutivo na categoria “Comentarista ou Colunista de Rádio”, e outras duas para receber os troféus de duas colegas de trabalho e amigas que não puderam comparecer: Julia Duailibi e Andréia Sadi.
Crédito:Vitória Braga Delfino
Vera Magalhães (no canto esquerdo) segurando os três troféus
Durante o seu discurso, Vera relembrou seus vinte e quatro anos de trajetória profissional no impresso, na política, mas demonstrou seu interesse e paixão pelo veículo novo que desbrava a cada dia e o responsável por ter vencido o prêmio: o rádio. “Foi uma grande descoberta para mim, falar de política no rádio significa falar com um público que não lê jornal, blogs de política ou colunas de bastidores, assim há uma cobrança em ser didática, usar uma linguagem que o público geral entenda”, disse a jornalista.
A comentarista expressa em poucas palavras a satisfação de ser reconhecida pelo seu trabalho. Usa como exemplo pessoas que diziam não gostar de política e que aprenderam a enxergar o cenário graças ao seu trabalho árduo. Para ela, a função do jornalista é justamente essa, comunicar, falar com as pessoas. E finaliza o discurso quando agradece ao seu público e aos ouvintes que votaram.
Crédito:Vitória Braga Delfino
Após o encerramento do evento, Vera concedeu uma entrevista ao Portal IMPRENSA. Ao ser perguntada sobre os desafios do jornalismo na era digital, a comentarista retrata que o momento é delicado. “As pessoas acham que informação é o que elas encontram nas redes sociais e que não precisam pagar para consumir informação como se não houvessem profissionais sendo pagos para produzir essa informação”, diz.
Entretanto, não desanima os novos profissionais da área e dá conselhos a eles. “Jornalismo é saber posicionar-se, estar no lugar certo e observar o mundo de maneira questionadora e curiosa”, destaca. As melhores reportagens e narrativas, para ela, vêm de colocar o mundo com os olhos de ver e não com uma visão arrogante. Além disso, lembra a importância do companheirismo com os colegas de profissão.
O “Troféu Mulher IMPRENSA”, como o próprio nome expressa, existe para dar visibilidade às mulheres jornalistas. Vera Magalhães revela que não sabia o significado da palavra sororidade até pouco tempo, mas quando descobriu, entendeu que o conceito já estava introjetado nela. “Eu venho de uma carreira em que fui ajudada por muitas mulheres e sou grata por isso, hoje eu consigo dizer que tenho minhas melhores amigas no jornalismo”, conclui.
Crédito:Vitória Braga Delfino
Julia Duailibi
Conhecida por sua participação no “Café com Jornal”, informativo no começo das manhãs na Band, e também por suas entrevistas políticas na BandNews, Julia Duailibi ganhou o prêmio de “Melhor Comentarista ou Colunista de TV”. Agora, Julia assume um novo desafio, como comentarista de política e economia da GloboNews.
Vera Magalhães, que recebeu o prêmio por ela, se emocionou no começo do discurso e logo embargou a voz. “A Julia como eu fez um percurso diferente no jornalismo, ela saiu do impresso e foi pra tv, eu saí do impresso e vim parar no rádio”, disse. O jornalismo ganhou essa característica de multiplataforma, multimídia, multisetorial e, para Vera, Julia fez essa transição brilhantemente.
Crédito:Vitória Braga Delfino
Andréia Sadi
Comentarista e jornalista brasileira, que cobre os bastidores da política em Brasília pela GloboNews, Andréia Sadi ganhou pela segundo ano consecutivo o prêmio de melhor “Repórter de Telejornal”.
Vera Magalhães recebeu o prêmio por ela também e lembrou que na edição passada, Sadi recebeu seu troféu por não ter conseguido ir à cerimônia. “Somos mulheres que sabemos que existe espaço para todo mundo, não damos cotovelada uma nas outras”, diz. Para Vera, Andréia é a melhor repórter entre homens e mulheres e a considera como filha.
Troféu Mulher IMPRENSA
Promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, o prêmio tem como missão difundir o trabalho das mulheres na comunicação em todo o Brasil, e é a única premiação jornalística do Brasil dedicada exclusivamente ao público feminino. São 17 categorias que visam homenagear as profissionais de destaque em cada setor da mídia.